A fibronectina fetal é uma proteína produzida durante a gestação e que funciona como um adesivo entre as membranas fetais e o útero.
Um desmossomo é caracterizado por duas placas circulares de proteínas, uma em cada célula. ... Os hemidesmossomos, assemelham-se aos desmossomos, porém possuem estrutura e função diferentes. Eles conectam a membrana plasmática das células epiteliais à lâmina basal adjacente, através dos filamentos de queratina.
Logo,as integrinas desempenham um papel fundamental nesta cascata,mediando a retenção dos leucócitos no endotélio inflamado e coordenado a transmigração através da membrana basal para permitir o deslocamento ao local da infecção ou inflamação.
Estas quimiocinas agem ativando os leucócitos. Na transmigração ou diapedese, as quimiocinas agem permitindo a aderência de leucócitos e estimulando-as a migrarem para os espaços interendoteliais, de acordo com o gradiente de concentração química, que é o local da injúria ou infecção.
Esse processo é regulado por uma íntima associação entre células endoteliais (da parede dos vasos sanguíneos) e leucócitos, em que células endoteliais ativam leucócitos e os direcionam para locais de extravasamento, e os leucócitos, por sua vez, direcionam as células endoteliais a abrir um caminho para a transmigração.
O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício. Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema (tumor). Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.