Presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste, o Toré é um ritual que une e dança, religião, luta e brincadeira! ... Durante o ritual, que pode durar várias horas, esse dançador materializa os seres espirituais - ou Encantados.
O maracá também pode sinalizar o poder espiritual. É utilizado nas cerimonias religiosas, guerreiras, e nos ritos de curas xamânicos. É o aliado que auxilia nos cha- mados das forças da natureza. Usado pelas tradições de alguns povos indígenas, é uma representação do universo.
Significado de Maracá substantivo masculino [Brasil] Chocalho indígena, usado nas cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste numa cabaça seca e desprovida de miolo, na qual se metem pedras ou caroços. [Brasil] Chocalho de criança. Bálsamo precioso no Peru. substantivo feminino [Brasil] O mesmo que cascavel.
O maracá apresenta-se como um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, sendo seu nome usado como uma designação genérica para chocalhos. O termo maracá é ainda, por vezes, utilizado como um sinônimo para música.
Chocalhos: são instrumentos bastante comuns entre as diversas tribos, Katukinaru: um tambor, chamado de tambor d'água, Zumbidores: zoam quando agitados no ar, serve de brinquedo infantil. Agogô – instrumento percussivo composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices.
De origem indígena, a maraca, como é mais conhecida, é um idiofone de agitamento. Sabe o que isso significa?...Você vai precisar de:
Os chocalhos em fieiras são feitos de frutos – normalmente nozes e cocos – caracol, cabaça, élitros, garras e cascos de animais (anta, veado, boi). São usados como braçadeiras, pulseiras, joelheiras, colares, tangas, tornozeleiras ou movimentados diretamente na mão.
Com garrafa PET A proposta aqui une duas garrafas PET pequenas e que foram preenchidas com milho de pipoca, assim ao movimentar o item, há o som dos milhos se movimento dentro da garrafa e gerando a musicalidade de um chocalho.
Grãos de arroz , feijão, lentilha ou miçangas.
Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade. Abaixo do círculo no centro, desenhe uma linha reta e quatro pontos. Com o estilete, faça uma abertura rasa nessa linha e cole o pedaço de lápis.
Do latim “percussione” que significa choque de corpos, ato de percutir, a percussão é usada para dar ritmos aos variados tipos de músicas.
São aqueles instrumentos onde o som é produzido por meio da vibração de uma membrana que está esticada em algum tipo de suporte. Essa vibração pode ser produzida pelas mãos ou por baquetas. Exemplos de membranofones são o surdo, o tamborim, o pandeiro – instrumentos bem presentes na música brasileira.