Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).
A quantidade de luz que atinge a superfície em áreas próximas à Linha do Equador é diferente das recebidas em regiões adjacentes ao Círculo Polar Ártico. Isso acontece porque os raios que atingem os pontos próximos ao Paralelo do Equador incidem de forma perpendicular, isto é, de maneira mais intensa.
Os trópicos têm como função a demarcação dos pontos máximos de recebimento de radiação solar no decorrer do ano. E ainda, existem também duas linhas importantes na região polar, sendo elas o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.
Resposta. Sim, as estações do ano definem quando haverá maior incidência de raios solares na superfície terrestre. Por exemplo, quando é verão no hemisfério sul, esta parte do planeta recebe mais raios solares enquanto isso no hemisfério norte é inverno e há menos incidência de raios solares.
Resposta: As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.
Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias chamado Sistema de Coordenadas Geográficas. A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo.