agora de Atenas
Conhecido pela modesta frase “só sei que nada sei”, o filósofo foi considerado pelo oráculo de Delfos o mais sábio dos gregos. Esse fato foi interpretado por Sócrates como uma missão importante que ele deveria espalhar por Atenas, conversando com as pessoas.
Sócrates dialogava de maneira direta e reflexiva por meio da maiêutica, onde ele fazia que as pessoas chegassem a verdade por meio de conceitos que elas já sabiam. Sócrates se fosse vivo, seria tratado hoje como se fosse um professor, devido a sua postura de sempre abordar pessoas a fim de construir conhecimento.
Sócrates dialogava com as pessoas sobre algo e depois ajudava elas à refletir sobre esse algo,como era o nome disso. As pessoas que rodeavam Sócrates desmentiam o que falavam e também não cumpriam o que falavam, como era o nome desses atos.
Sócrates dialogava com quem o quisesse ouvir, principalmente onde se concentravam um maior número de pessoas, como era o caso da Ágora. Se quiser consultar mais detalhadamente informação sobre a Ágora, clique em: Ágora.
Na verdade, eles eram contraditórios no pensamento. Platão pensava que os sentidos não trariam o conhecimento. Já Aristóteles era prático e dizia que os sentidos eram a principal fonte de conhecimento empírico que temos.
Aristóteles defende que o ser humano é por natureza um ser social, já que para de deselvolver não pode ficar isolado. E a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza.