Em castelhano, o Nafta é chamado de Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN). Em cada país, a sede da Nafta ficava nas suas respectivas capitais, ou seja, no México ficava na Cidade do México, no Canadá, na cidade de Ottawa e nos Estados Unidos, na cidade de Washington, D.C.
Os Estados Unidos, o México e o Canadá assinaram nesta terça-feira, na Cidade do México, uma versão alterada do acordo de livre-comércio entre os três países, conhecido como USMCA, que substituirá o antigo Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês).
O México é o mais diferente, fala um idioma diferenciado dos EUA e do Canadá (que usam o inglês enquanto que o México usa o Espanhol), e possui uma economia muito inferior em comparação tanto com os EUA quando com o Canadá, sendo o menos desenvolvido deles.
- Instalação de empresas em território mexicano; - Expansão do mercado consumidor; - Exploração de mão de obra barata no México; - O México possui grandes reservas de petróleo.
O PIB norte-americano é superior ao do México cerca de 17 vezes. O México ingressou no Nafta a partir de uma manobra dos Estados Unidos e do Canadá, que tinham o objetivo de instalar suas empresas em território mexicano e usufruir de benefícios fiscais, mão de obra barata, matéria-prima, etc.
Resposta: O México dispõe de importantes recursos naturais e de abundantes força de trabalho, cinco a sete vezes mais barata que a estadunidenses ou a canadense, sendo assim sua inclusão representaria a abertura de um campo de investimento para os EUA e consequentemente mão de obra mais barata.