Os exames utilizados para triagem são os anticorpos Antitransglutaminase tecidual IgA (anti-TTG) ou Antiendomísio IgA, que são específicos para doença celíaca. É preciso apenas um deles, não é necessário solicitar os dois. Eles podem ser feitos por meio de uma amostra de sangue.
Sabe-se que os marcadores DQ2 e DQ8, componentes do antígeno HLA, estão associados à doença celíaca. Enquanto na população normal 90% dos indivíduos apresentam DQ2 e 10%, o DQ8; para a investigação da condição, estes marcadores atuam como etapa no diagnóstico de exclusão.
As fibras musculares são um agrupamento de células alongadas que, para formar os músculos, agrupam-se em feixes, os quais conhecemos como feixes musculares. Os músculos podem prender-se diretamente aos ossos ou fazê-lo por intermédio de tendões, um tecido branco fibroso.
Resumo – A regeneração é uma adaptação que ocorre no músculo esquelético em resposta ao traumatismo. Este processo tem sido descrito desde o final do século XIX, mas somente nos últimos trinta anos foi realmente compreendida a capacidade regenerativa das fibras musculares esqueléticas.
A inervação dos músculos estriados esqueléticos dá-se pela placa motora, também chamada de junção mioneural, O terminal axônico apresenta vesículas sinápticas e libera, ao receber um impulso nervoso, acetilcolina. A acetilcolinatorna o sarcolema mais permeável ao sódio, o que resulta na despolarização.
O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).
Envio do influxo nervoso para determinada região do organismo. Distribuição dos nervos num órgão, numa estrutura ou numa região do organismo.
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
Função. Devido ao trajeto de suas fibras, quando o pectíneo se contrai ele promove tanto a flexão quanto a adução da coxa na articulação do quadril. Quando o membro inferior encontra-se na posição anatômica a contração do músculo causa primeiro flexão na articulação do quadril.
O músculo pectíneo é um músculo do compartimento anterior da coxa. Trata-se de um músculo quadrangular achatado localizado no trígono femoral. Pode ser bilaminar e, neste caso, recebe inervação distinta para cada lâmina.
Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem as valvas mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.