Que escolhe, seleciona tendo em conta preceitos ou objetivos determinados; exigente, rigoroso: sempre foi uma pessoa seletiva no campo da amizade, escolhia bem seus amigos. Relativo à seleção, ao ato de selecionar, ao de ter como base uma escolha: processo seletivo para contratação de novos professores.
Trata-se de uma abordagem realista sobre a incidência do sexo feminino no tráfico e do patrocínio das instituições públicas no encarceramento das classes menos favorecidas, gerando assim um seletivismo... ... Mulheres.
substantivo masculino e feminino Funcionário cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); quem tem o vínculo empregatício regido pela CLT: a prefeitura mantém funcionários concursados e celetistas.
A seletividade penal um status atribuído a determinados indivíduos por parte daqueles que detêm o poder de criar e aplicar a lei penal, mediante mecanismos seletivos, sobre cuja estrutura e funcionamento a estratificação e o antagonismo dos grupos sociais têm uma influência fundamental (BARATTA, 2011, p. 113).
Em resumo, o Sistema Penal é composto pelas instâncias informais e formais, as informais são a família, a escola, a opinião pública, entre outras e as formais são os legisladores, os policiais, o Poder Judiciário, o Ministério Público, e as instituições penitenciárias.
A seletividade do sistema penal, as especificidades das infrações penais, ou seja, das conotações sociais dos autores do delito, os mesmos, geram a impunidade e a criminalização que são orientadas através da seleção desigual de pessoas dentro da sociedade, de acordo com seus estratos sociais, por meio do controle ...
é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana” (DALLARI, 1998, p. 09). Entretanto, nos tempos atuais o que ocorre é a crescente violência nas comunidades do país. Na maioria das vezes tal agressão vem de pessoas que estão às margens do corpo social.
Diante das diferentes perspectivas, entende-se que a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar que investiga e reflete sobre o ato de punir e o complexo fenômeno criminal ao estudar o crime, criminoso, vítima e controle social, visando subsidiar o legislador na criação/modificação das normas penais e os ...
Por fim, vale mencionar que controle social é o conjunto de instituições e sanções da sociedade para submeter os indivíduos às normas de convivência em comunidade. Esse conhecimento é fundamental para entender o papel da polícia judiciária no fenômeno criminal.
02) A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo formal e são próprias de sociedades complexas. 04) A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos.
Agentes de Controle Social, são os que tem como designo estabelecer a ordem social disciplinando a sociedade e submeter os indivíduos a padrões e princípios morais. São Agentes de Controle Social: As rede sociais, a moda (que obriga as pessoas a usarem determinado tipo de vestuário, para se sentirem parte de um grupo).
A família é a primeira instituição socializadora, que transmite ao indivíduo os padrões seguidos socialmente. A família portanto é a primeira agência de controle social, que molda, orienta e controla o comportamento de seus membros.
As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. ... Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade e da democracia, o que decorre por meio de seu poder normativo e coercitivo.
Enquanto seres individuais, devemos adaptar-nos à vida individual, mas, enquanto seres sociais, precisamos enquadrar-nos em certas normas morais e sociais que permitem a pacífica vida entre integrantes de um mesmo grupo. A família é a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato.
Promover ações coletivas com o objetivo de propor e reivindicar ações intersetoriais e políticas públicas para a solução dos problemas identificados no território. Informar a população sobre os espaços de participação e controle social instituídos no campo da saúde.