Os cantos de atividades diversificadas são uma modalidade de organização do espaço e do trabalho que oferece várias possibilidades de atividades ao mesmo tempo, de modo que as crianças possam escolher onde estar e o que fazer. Tais momentos são diários e acontecem por um período delimitado, entre 40 e 60 minutos.
A organização dos espaços na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, desenvolvendo suas potencialidades e propondo novas habilidades sejam elas: motoras, cognitivas ou afetivas.
A organização da rotina das atividades da criança na escola é um aspecto de suma importância. Essa deve ser pensada a partir do planejamento feito pela equipe pedagógica e professores, traduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.
O pedagogo possui também como função, criar meios ao qual a criança crie vínculos com os meios sociais, culturais, e relacionando diferentes contextos, e os mais variados conhecimentos, propiciando assim seu desenvolvimento autônomo e contínuo por meio de uma aprendizagem diversificada.
Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos.
Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
Resposta. Resposta: o tempo e espaço são necessários para a noção e estinto básicos do ser humano, sendo privado dessas coisas ele perde-se em si próprio.
A noção de tempo, para Piaget, é um dos aspectos necessários para a construção do real. O tempo também possui uma conotação subjetiva, se compreendido como uma apreensão indivi- dual da passagem dos eventos, que depende de fatores como a motivação e o interesse.
A construção da noção de tempo passa por três momentos, o tempo sensório-motor, o tempo intuitivo e o tempo operatório, além de apresentarem duas operações que são a ordem dos acontecimentos e a duração destes.
A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. ... O tempo simplesmente é.
5 dicas para seu filho aprender a ter noção de tempo
Diga os nomes dos dias da semana. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. Fale que dia é hoje! Escreva os dias da semana em folhas diferentes (ou cartões) e peça à criança para que os ordene corretamente. Use uma mesa ou pendure as folhas na parede.
Resposta. Resposta: O Tempo Histórico é a concepção de tempo (ou seja, de passagem de eventos, organizados a partir de um eixo que dá sentido a estes eventos) própria da disciplina da História, e abrange coisas como eras (como a Idade Média ou a Idade Moderna) e outros eventos de longa duração.
O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.
Já o tempo histórico é aquele que é percebido e absorvido pelos seres humanos, que faz parte do desenvolvimento humano e suas esferas de organização, isto é, a economia, a política, a sociedade e a cultura.
um exemplo de um fato de curta duração é uma festa de aniversario ou uma partida de vólei. já de média duração podemos citar a primavera árabe, no oriente médio. já a de longa duração podemos citar a ditadura cubana que já dura décadas.
milênio: período de 1.
Resposta. Resposta: A longa duração, a média duração e a curta duração.
Acontecimento de longa duração: acontece em um tempo cronológico maior, de décadas, séculos, milênios. Por exemplo: os hábitos alimentares que passam de geração para geração.
Um acontecimento de curta duração é aquele que chega imediatamente ao conhecimento das pessoas, por exemplo, um jogo de futebol, o lançamento de um livro, uma greve, a inauguração de uma obra pública.
10 Acontecimentos da História do Brasil para o Vestibular e ENEM
A relação entre o passado e o presente escreve a história. A história é feita todos os dias, ela não para. Todos os dias nós fazemos a história. Não é possível sentir que a história é algo que ocorre distante de nós, ela é o estudo de um passado vivo, o passado da humanidade, onde estamos incluídos.