A relação sintagmática, portanto, é uma relação firmada entre dois termos consecutivos ou mais, estes termos adquirem valor na medida em que se opõem ao termo que o precede ou que o segue.
1. Uma Relação Asssociativa é a existente entre um par de conceitos que não estão relacionados hierarquicamente mas têm forte conexão semântica (ISO 25964). As relações são relações não-hierárquicas.
Os linguistas estruturalistas propuseram a distinção entre eixo sintagmático (eixo horizontal de relações de sentido entre as unidades da cadeia falada, que se dão em presença) e eixo paradigmático (eixo vertical das relações virtuais entre as unidades comutáveis, que se dão em ausência).
Entende-se por paradigma as possibilidades dentro do sintagma, ou seja, é o eixo vertical da escolha. São termos que se alterados os signos, modifica-se o sentido. Sintagma confere ao eixo horizontal, o do discurso, é a materialização do pensamento.
Em Linguística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma.
O signo é átomo da linguagem, ele é a unidade fundamental de entendimento de um código e pode ser decomposto em dois níveis de compreensão: Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.
Significantes ou ADJ. Que significa muito, que tem alto valor para alguém. Todas as coisas que você faz são muito significantes para mim, é uma pena que você não veja isso.
Significado de Ponto fraco substantivo masculino Parte mais fraca ou vulnerável de algo ou de alguém, partindo de suas qualidades e defeitos; fraqueza: o lutador aproveitou o ponto fraco do adversário. [Por Extensão] Expressão de vulnerabilidade, fragilidade, delicadeza, insegurança: seu sorriso é o meu ponto fraco.
No melhor momento, no ápice.
Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de emprego?
Quais são seus pontos fortes? 5 dicas infalíveis para responder certo