A dica de hoje começa com um lembrete: a exposição ocupacional ao calor (em ambientes internos ou externos, com ou sem carga solar direta), em qualquer situação de trabalho, implica uma sobrecarga térmica ao trabalhador – e consequente risco potencial de dano à saúde dele!
Segundo a norma administrativa, para atividades leves, com o tempo de 15 minutos de trabalho, tolera-se a temperatura máxima de 32,2 ºC, sendo considerado nocivo e consequentemente passível de enquadramento especial as atividades leves exercidas em ambientes acima de 32,2 ºC.
APOSENTADORIA ESPECIAL. 1. Comprovada a exposição do segurado a agente nocivo, na forma exigida pela legislação previdenciária aplicável à espécie, possível reconhecer-se a especialidade da atividade laboral por ele exercida.
A avaliação de calor deverá ser feita de modo a caracterizar a exposição de todos os trabalhadores considerados no estudo. Identificando-se grupos de trabalhadores que apresentem iguais características de exposição – grupos homogêneos –, nem todos os trabalhadores precisarão ser avaliados.
Existem três aparelhos diferentes previstos na NR 15 que são utilizados na avaliação:
Ciclo de exposição: conjunto de situações térmicas ao qual o trabalhador é submetido, conjugado às diversas atividades físicas por ele desenvolvidas, em uma sequência definida.
Normas de Higiene Ocupacional
A Fundacentro publicou duas novas Normas de Higiene Ocupacional (NHO). A NHO-9 dispõe sobre a “Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro” e a NHO-10, identificada como NHO VIB/VMB, refere-se à “Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços”.
Resumo: A Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro publicou, em 1980, uma série de Normas Técnicas denominadas Normas de Higiene Ocupacional- NHO, hoje designadas Normas de Higiene Ocupacional-NHO.
NHO 05 – Avaliação da Exposição Ocupacional aos RX; NHO 06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor; NHO 09 – Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro; NHO 11 – Avaliação dos níveis de iluminação em ambientes internos de trabalho.
NHO 01-Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído. A Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro publicou, em 1980, uma série de Normas Técnicas denominadas Normas de Higiene Ocupacional- NHO, hoje designadas Normas de Higiene Ocupacional-NHO.
Além das NRs – Normas Regulamentadoras, criadas pelo MTE para a segurança do trabalho, as NHOs tem como objetivo estabelecer os limites de tolerância e os critérios técnicos dos equipamentos utilizados nas avaliações de riscos ocupacionais.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
As etapas da higiene ocupacional são: antecipação (“ação preventiva antecipada”) • reconhecimento; • avaliação • prevenção e controle dos riscos.