Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato.
Para ser mais exato, o fato é tudo aquilo que possui veracidade, que foi comprovado, como por exemplo: A queda da barragem de Brumadinho (MG) teve muitas vítimas. Já na opinião, podemos citar: A queda da barragem de brumadinho não irá gerar problemas para a economia Brasileira.
Resposta. O fato é aquilo que aconteceu, enquanto que a opinião é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos. Digamos: houve um roubo na portaria da empresa e alguém vai investigá-lo.
Fato é algo comprovado cientificamente, que foi estudado e experimentado por diversas vezes. Opinião é algo mais particular, que vai de acordo com a sua forma de pensar, e muitas vezes essa opinião não tem grande embasamento teórico e vem de pessoas leigas no determinado assunto.
Coisa cuja realidade pode ser comprovada; verdade: a fiscalização das barracas ilegais é agora um fato. [Jurídico] O que foi finalizado e não pode ser mudado e/ou alterado. Etimologia (origem da palavra fato). A palavra fato com esses sentidos deriva do latim "factum", com o sentido de "feito, façanha".
A expressão de fato é usada para reforçar uma afirmação, indicando que alguma coisa acontece de verdade, a sério, com efeito. Exemplos: O Brasil é, de fato, um país muito bonito. Autópsia indica que restos mortais pertenciam de fato à vítima do incêndio.
Portal UFLA Boris Casoy falou assim porque na linguagem culta se diz que "um fato é comunicado", e não "uma pessoa é comunicada". Já explico: Tomemos a seguinte frase "errada" como exemplo: "O inquilino foi comunicado pelo síndico que as taxas seriam aumentadas".
Tal como indicado na resposta do Eduardo Fernandes, deve-se na mesma respeitar a regionalidade: em Portugal o c em facto é pronunciado, enquanto que no Brasil não é, ficando fato.
1 guia, lancil, berma.
A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.