Quando falamos de automação industrial, as redes são os protocolos de comunicação desenvolvidos para conectar os dispositivos. Através das tecnologias da informação e comunicação, é possível realizar a partilha de dados através de um meio físico, que podem ser fios de cobre, fibra ótica ou wireless.
A diferença ente e rede industrial e a rede comum é basicamente o fato de a rede industrial ser probabilística, ou seja, não possui tempo exato para tráfego de informações. A rede industrial e utilizada na comunicação entre sensores, atuadores, computadores e CLPs e etc..., ou seja, a nível de chão de fábrica.
O fieldbus é uma rede local (LAN) para automação e instrumentação de controle de processos, com capacidade de distribuir o controle no campo.
A Sensor Bus conecta equipamentos simples e pequenos diretamente à rede. Os equipamentos deste tipo de rede necessitam de comunicação rápida em níveis discretos e são tipicamente sensores e atuadores de baixo custo.
A topologia pode determinar como os computadores se comunicam na rede. Diferentes topologias necessitam de diferentes métodos de comunicação e esses métodos têm grande influência na rede. As topologias padrão mais usadas são as seguintes: Barramento, Estrela e Anel [6].
topologia em estrela
Veja as nossas recomendações de topologia de redes ópticas para cada caso:
Topologia Ponto a ponto As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.
Em uma topologia em estrela, todos os dados trafegam pelo hub central. Em contrapartida, na topologia em anel, os dados passam por cada nó unidirecionalmente até atingir o destino. ... Por outro lado, na topologia em estrela, os outros dispositivos são afetados apenas quando o dispositivo de conexão fica inoperante (Hub).
Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
Significado de Topologia substantivo feminino Ramo da matemática que estuda certas propriedades das figuras geométricas. Entre essas propriedades estão aquelas que não variam quando as figuras são deformadas.
LAN é rede local, MAN é rede metropolitana e WAN é rede de longa distância. As redes LAN, MAN e WAN são os principais tipos de redes. Entretanto, cada uma possui uma finalidade própria. ... Por exemplo, uma rede de computadores em um escritório, na escola, na casa, etc.
Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet. Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet.
É comum dividir as redes de computadores em três tipos LAN, MAN, WAN de acordo com a sua área de cobertura: Redes de área local (LAN), redes de área metropolitana (MAN) e redes de uma grande área geográfica (WAN).
Quais são alguns dos fatores que determinam se um sistema de comunicações é uma LAN ou uma WAN? R: a privacidade da rede, se for privada é lan, se for pública é wan. a limitação em distância também um fator que determina o que é o sistema, pois a lan é limitada em alguns quilômetros enquanto a wan não possui.
Quando não são usados cabeamento, temos o que conhecemos como WLAN (Wireless Local Network). Nesse caso, as ondas de rádio são usadas para conectar dispositivos pela rede.
5) Quais são os dois tipos de configuração de linhas? Ponto a Ponto e Multiponto.
Quais são os tipos de redes Consideram-se geralmente três categorias de redes a rede LAN (local area network), a rede MAN (metropolitan area network) e a rede WAN (wide area network).
LAN, WLAN, MAN, WAN, PAN: conheça os principais tipos de redes
O PT 5.
Rede Metropolitana - MAN Este tipo de rede (Metropolitan Area Network, MAN) conecta diversas redes locais que estejam a até algumas dezenas de quilômetros de distância. Em geral, é utilizada para interligar escritórios de uma mesma empresa que estejam em bairros ou até em municípios diferentes.
A computação de borda (edge computing) tem um objetivo nobre. Afinal, coloca computação e análise perto de onde os dados são criados. Contudo, isso só é possível através de dispositivos IoT e de um 5G sem fio rápido.