No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
Mudanças no corpo pós-parto. "Há uma distensão na gravidez do músculo do reto abdominal. Isso é normal, e se a paciente não trabalha essa musculatura, treinando, por exemplo, vai ficar de um a dois meses assim. No caso da cesárea, pode acontecer também a distensão do intestino.
“Isso pode ocorrer 40 dias após o parto cesárea, levando em consideração que a mulher vai pegá-lo do chão, ou seja, levantar o peso da criança. Mas, se você já estiver sentada e a criança for colocada em seu colo, não há problema, desde que se respeite a fragilidade da cicatriz e o desconforto do corte.
Sintomas como dificuldades para dormir bem, choro excessivo, inclusive por pequenas coisas, mudanças de humor repentinas, irritabilidade, sentimentos de inadequação, sente como se “não fosse mais ela mesma” Os sinais costumam aparecer entre o 3o. e o 5o. dias após o parto. Com duracão até algumas semanas .
Durante os primeiros meses de vida, costuma ser recomendado que os pais evitem passeios em locais com aglomeração de pessoas, que podem expor o bebê a infecções. Por isso, sair com o recém-nascido nos primeiros meses deve se limitar às visitas ao médico.