Sobre o processo de urbanização brasileiro recente, é correto afirmar que. a concentração das grandes indústrias nas áreas centrais das cidades tem aumentado, intensificando-se, com isso, o processo de verticalização em suas áreas periféricas.
É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea.
Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais). Com a expansão da Industrialização esses dados foram se modificando ao longo do tempo. Assim, com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o êxodo rural aumenta consideravelmente a partir de 1950.
As desigualdades econômicas e a dificuldade de determinadas regiões em se inserirem na economia nacional, possibilitou a ocorrência de uma urbanização diferenciada em cada uma das regiões brasileiras.
No Brasil isto aconteceu durante o Século XX e foi inicialmente focada nas regiões Sudeste e Sul. A Higienização, ou Reurbanização, é a melhoria das condições de infraestrutura de uma cidade, como o estabelecimento de vias mais amplas, construção de sistemas de esgoto e a destruição de moradias irregulares.
a) Os cortiços são casarões localizados nas áreas degradadas das cidades, com infraestru- tura precária e com intensa fragmentação interna devido à ocupação por muitas famílias. Os cortiços surgem dentro do processo de expansão do meio urbano-industrial, principal- mente nas primeiras décadas do século XX.
- O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo. - Atualmente mais da metade da população mundial vive na zona urbana.
Resposta. Resposta: A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso.
Resposta. Resposta: A Distribuição Industrial do Brasil é historicamente caracterizada pela elevada concentração de indústrias na região Sudeste do país, apesar do processo de desconcentração produtiva que o país vem passando nas últimas décadas.
Podemos definir êxodo rural como a locomoção de pessoas da zona rural para as cidades. Urbanização nada mais é que o crescimento urbano gerado pela a industrialização. A relação entre urbanização e êxodo rural é que só a crescimento urbano com a migração de pessoas do campo e de outras localidades para as cidades.
O desencadeamento do êxodo rural é consequência, entre outros fatores, da implantação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária, onde o modelo econômico privilegia os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades rurais expulsa os pequenos produtores do campo.
- O lazer e a recreação através de realizações de festividades, construções de campos e quadras esportivas, academias, parques de diversões e outros na própria comunidade rural; - A assistência técnica e extensão rural, o associativismo, o cooperativismo e o sindicalismo.