A planta baixa é um desenho em escala que mostra a relação entre quartos, espaços e características físicas vistas de cima. Uma planta baixa também pode ser chamada de planta de casa, planta arquitetônica, desenho arquitetônico, ou simplesmente planta.
O arquiteto confecciona a planta baixa a partir das características do terreno, pensando nas melhores maneiras de aproveitar e otimizar o espaço. ... Além disso, a planta baixa é diferente de planta alta, que refere-se apenas ao desenho da fachada da casa, sem apresentar muitos detalhes.
Importância da planta baixa A partir dela, é possível saber qual será a incidência de luz no imóvel. Além, também, de como será a ventilação da casa. Também é importante fazer o esboço da casa para entender como serão dispostas as áreas molhadas da casa, como o banheiro, lavanderia e cozinha.
Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações.
A palavra “planta”, em uma de suas definições, refere-se à superfície do corpo que toca o chão, a “planta” do pé. Por analogia, o termo passou a ser usado para indicar o desenho de uma edificação visto de cima, com apenas duas dimensões – largura e comprimento – igual à planta do seu pé.
Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta). A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais.
Cinco programas para desenhar plantas de casas grátis e em português
A partir da prancha da planta baixa, fixar uma folha sobre ela e traçar as linhas correspondentes à fachada que queremos construir; Traçar as linhas das paredes externas, janelas, portas, telhados e demais elementos; As alturas dos elementos diversos da fachada serão alinhadas ao corte já construído.
A planta de fachada corresponde as representações das vistas externas da construção. Sua função é mais representativa.
NOME / ESCALA A escala mais indicada para a realização da fachada, assim como no corte, deverá ser a escala que foi representada a planta baixa. Ou seja, deverá ser um valor entre: 1:
O Desenho de Fachada, também conhecido como design de fachada ou projeto de fachada, é um serviço que tem como objetivo a criação ou modificação da fachada da edificação, podendo incluir o muro. O serviço faz parte do Projeto Arquitetônico, podendo ser feito separadamente e até mesmo após a conclusão da edificação.
No sentido figurado, a palavra fachada corresponde ao aspecto exterior de alguém, podendo ser sinônimo de semblante. Por exemplo: Ele parece muito forte emocionalmente, mas isso é só fachada. ... Fachada também pode ser um termo usado para descrever um negócio que serve para encobrir uma determinada atividade ilícita.
Fachadas: São todas as faces de uma edificação. Podem ser: externas, onde a principal é a da frente, depois as laterais e as dos fundos; e as secundárias, que são as internas (Ex:corredores e portas dos apartamentos).
A mudança na cor original das esquadrias externas, fora do padrão arquitetônico do edifício e não autorizada pela unanimidade dos condôminos, caracteriza alteração de fachada, passível de desfazimento, por ofensa aos arts. 1.
Por fachada, entende-se toda área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício entre outros elementos que compõem a harmonia estética.
Modificar as portas é permitido. As janelas, somente se elas forem do mesmo modelo das demais usadas pelo condomínio. Caso contrário é considerado mudança de fachada. E isso só pode ser feito após aprovação em assembleia, com 2/3 dos votos dos condôminos.
1.
Segundo o Código Civil, qualquer tipo e mudança na fachada ou área comum é proibida. E na verdade, toda a confusão ocorre porque se entende, erroneamente, que a fachada seria apenas a parte externa do prédio voltada para a rua. ... Desta forma, modificações não podem ser realizadas nas partes laterais do edifício.
As mudanças em condomínio exigem planejamento e conhecimento das regras e do regimento interno, para que tudo aconteça com tranquilidade. Qualquer mudança, seja para casa ou apartamento, requer planejamento e organização, tanto na saída do imóvel atual quanto para a entrada em um novo.
As mudanças nas fachadas dos prédios são proibidas por lei. O artigo 1.
As fachadas de prédios incluem todas as paredes, janelas, esquadrias e portas externas de uma edificação. Essa definição ainda inclui as varandas e sacadas. Todos esses elementos são responsáveis pela criação da harmonia estética do visual do condomínio.
Para mudar o regulamento interno, o entendimento atual é o quórum de maioria simples, ou seja, 50% mais um dos presentes na assembleia. Há casos em que a própria convenção estipula o quórum necessário para a alteração do RI. Se for essa a situação, é essa a regra que o condomínio deve seguir.
Entendo que caracteriza mudança quando realizada no atacado e não no varejo ou parcial. Daqui a pouco subir no seu netbook para esse sindico será considerado mudança.
A taxa de mudança é um valor cobrado pelo condomínio quando um morador está entrando ou saindo de uma unidade. A intenção desta taxa é compensar gastos extraordinários causados ao condomínio durante o momento da mudança.
Em geral, as mudanças em condomínios podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e nos sábados das 8h às 14h. Muitos prédios não autorizam mudanças no fim de semana, especialmente no domingo. O horário para montagem dos móveis e movimentação dos itens dentro do apartamento também deve ser respeitado.
7 dicas para realizar a mudança para o seu novo apartamento