Uma pavimentação do plano é um conjunto numerável de ladrilhos que cobrem o plano sem espaços intermédios nem sobreposições. Ou seja, por um lado para todo o ponto do plano existe pelo menos um ladrilho que o contém – pelo que não existem espaços intermédios entre os ladrilhos.
A arte do ladrilhamento consiste no preenchimento do plano com polígonos, sem superposições ou buracos. ... Com um único tipo de polígono, temos os ladrilhamentos de triângulos equiláteros, quadrados e hexágonos, mas também com pentágonos irregulares.
Podemos encontrar dois tipos básicos de caleidociclos: o hexagonal e o octogonal (ou quadrado). As denominações vêm da forma do polígono resultante de cada ciclo de movimentos: um hexágono ou um octógono, respectivamente.
Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam. ... As figuras a seguir, no entanto, são exemplos de não polígonos: Não pare agora...
Figuras geométricas planas que foram formadas por segmentos de retas que se encontram na extremidade. Surgiram na Grécia Antiga, criados pelos filósofos seguidores de Pitágoras (pitagóricos) que faziam a associação de cada polígono a um ou mais deuses gregos.
Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.
Segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, a palavra poliedro pronuncia-se em português europeu com as vogais ó e é abertas: [póliédru].
Kepler descobriu o primeiro poliedro regular côncavo, que é o dodecaedro estrelado, de faces regulares que resulta do prolongamento das faces do dodecaedro.
Platão
Embora chamados Platónicos, Proclus atribuiu a construção destes poliedros a Pitágoras, supondo-se que é também a ele que se deve o teorema: Há somente cinco poliedros regulares. Hoje sabe-se que o teorema só é verdadeiro para os poliedros regulares convexos.
Resposta. Sabemos que no espaço existem apenas cinco poliedros regulares certo!, que são denominados Poliedros Platônicos ou Poliedros de Platão. Os poliedros regulares são conhecidos assim porque no "Timeu" Platão faz uma associação dos cinco poliedros regulares com os cinco elementos da natureza.
Um poliedro é classificado como regular se ele possui todas as faces formadas por um mesmo polígono congruente. Quando isso ocorre, os ângulos e arestas também são congruentes. Os sólidos de Platão são casos particulares de poliedros regulares.