Forma parte da parede lateral e soalho da órbita. É um osso par e irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas.
Processos (apófises) do osso zigomático:
É um osso pequeno, e sua importância é que juntamente com os processos zigomáticos da maxila e do osso temporal forma o arco zigomático (maça do rosto). Articula-se com os ossos: frontal, esfenoide, maxila e temporal. Nasais – são duas pequenas lâminas que juntas formam o dorso do nariz.
O arco zigomático cresce lateral e inferiormente, assumindo uma forma arqueada, sendo responsável pela maior largura da face e pela conseqüente manutenção da simetria facial. A influência do arco zigomático na função da ATM tem sido demonstrada experimentalmente (KOTYLA4, 1986).
Está situado acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e partes das fossas temporal e infratemporal. Apresenta o forame zigomaticofacial na sua face externa. Na face interna apresenta o orificio zigomatico-temporal do canal têmporo-malar.
O osso esfenóide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”. Ele constitui a maior parte da base do crânio e contribui para o assoalho da fossa craniana média.
A concha nasal inferior é a mais caudal das três conchas nasais. Enquanto as conchas superior e média formam parte da placa perpendicular do osso etmoide, a concha nasal inferior é uma estrutura óssea individual.
Os três pares, com seus componentes esquerdo e direito, são: Concha nasal superior (parte do osso etmóide); Concha nasal média (parte do osso etmóide); Concha nasal inferior.
As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido. Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.
Coana é a abertura nasal posterior. São divididas pelo osso vômer. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. A região coanal apresenta o Orifício Faríngeo.
mucosa nasal : Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria e outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. conchas nasais: têm a função de umidecer e aquecer o ar Respirado.
A pneumatização extensa da concha média, também chamada de concha bolhosa ou concha média bolhosa (CMB), é conhecida por ser um dos possíveis fatores etiológicos de obstrução nasal, sinusite recorrente e cefaleia. A CMB é uma das variações anatômicas mais comuns que podem ser observadas na cavidade nasal.
As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal. A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais.