Lesão Intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) A LSIL indica uma displasia branda, uma lesão pré-maligna com baixo risco de ser câncer.
Diante de um resultado de NIC I na citologia de colo uterino devem ser realizados exames complementares (colposcopia, testes DNA-HPV) para avaliar qual o tratamento mais adequado para a paciente. Não, com certeza tem HPV associado, pois ele é o causador da NIC.
Quanto à amamentação, não se preocupe: o HPV não passa pelo leite materno. A contaminação do recém-nascido pelo HPV não costuma ser uma ameaça à vida do pequeno. Isso porque, assim como os adultos, eles eliminam o vírus rapidamente do organismo.
Há chances de transmitir o HPV para o seu bebê durante a gravidez ou parto, mas é muito improvável. Mesmo que os bebês contraiam o vírus, seus corpos geralmente eliminarão por conta própria. Em casos raros, as verrugas genitais podem ser transmitidas ao bebê.
Existe a possibilidade do HPV ser transmitido para o feto ou recém-nascido e causar verrugas na laringe do recém-nascido e/ou verrugas na genitália. O risco parece ser maior nos casos de lesões como as verrugas genitais, mesmo nestes casos o risco de ocorrer este tipo de transmissão é baixo.
Sim. O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).