Significado de Diíbrido adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o híbrido resultante de progenitores que diferem por dois caracteres.
É o alelo que não se manifesta no fenótipo quando dois alelos diferentes se encontram nas células do organismo. A manifestação do carácter expresso por um alelo recessivo só se torna evidente quando se apresenta de forma dupla, o que é muitas vezes designado por duplo recessivo.
Quando analisamos indivíduos duplo-heterozigotos, em um caso de dois pares de genes ligados, percebemos que os alelos podem estar organizados de duas formas. ... No arranjo cis, encontramos, em um cromossomo, os alelos dominantes e, no homólogo, os alelos recessivos.
1) (Biologia -UECE) Quando dois pares de genes estão no mesmo par de cromossomos homólogos, dizemos que ocorre: a) Ligação gênica, podendo os gene ligados ir para gametas diferentes em consequência da segregação independente.
Linkage ou ligação gênica é a presença de dois ou mais genes em um mesmo cromossomo. A ligação gênica pode ser classificada em total, quando não ocorre recombinação gênica, e parcial, quando ocorre. A recombinação gênica é responsável por gerar, naturalmente, variabilidade genética dentro das espécies.
Dizemos que um gene está em linkage ou ligação gênica quando ele está em um mesmo cromossomo e não se segrega de forma independente no momento da formação de um gameta. Sabemos que os cromossomos são formados por uma grande sequência de genes que é responsável por determinar as características de uma espécie.
Essas trocas resultam na formação de gametas recombinantes, que são cromossomos com novas combinações de alelos. Quanto mais afastado um gene estiver do outro, maior será a taxa de recombinação. A partir da taxa de recombinação é possível construir o mapa gênico de um cromossomo.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.