Timbre é uma característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes. Ressonância é o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração.
Ressonância sonora ou acústica A ressonância sonora acontece quando uma fonte emissora consegue emitir ondas em frequências muito próximas à frequência de oscilação natural de um receptor.
E, por último, sabemos muito bem diferenciar o som emitido por instrumentos musicais diferentes, pois eles possuem timbres diferentes. A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.
A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.
Amplificado vem do verbo amplificar. O mesmo que: estendido, expandido, medrado, alongado, acrescentado, acrescido, ampliado, aumentado, avultado.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a intensidade do som é medida em unidades de W/m². ... O decibel é uma unidade derivada do bel (B), que é uma escala logarítmica que compara a intensidade de um som com a menor intensidade de som que pode ser observada pelo ser humano.
Em termos acústicos a intensidade é o valor médio do fluxo de energia por unidade de área perpendicular à direção de propagação, medida em watt por metro quadrado (W/m2). O Nível de Intensidade Sonora é expresso em decibels tomando-se como referência I0=10-12 W/m2.
O nível de intensidade sonora é expresso em decibels (ou decibéis). As unidades usadas para quantificar o Nível Sonoro são o Bel (B), embora seja mais comum usar-se o Decibel (dB), que corresponde a um décimo do Bel.
Intensidade é uma característica atribuída a algo ou alguém que se apresenta em grandes proporções. Normalmente, esta característica está relacionada com o fato de algo se manifestar ou se fazer sentir com força, vigor, de algo que é intenso.
As ondas sonoras fazem vibrar o ar dentro do canal do ouvido e a vibração é transmitida ao tímpano. Esticada como a pele de um tambor, a membrana timpânica vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna, que por sua vez, faz vibrar o osso estribo.