O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Relativismo é uma corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando o conhecimento subjetivo. O ato de relativizar é levar em consideração questões cognitivas, morais e culturais sobre o que se considera verdade. Ou seja, o meio que se vive é determinante para construir essas concepções.
Resposta: Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
Resposta: O humor consiste no uso ambíguo do verbo fritar, associado ao termo "cérebro" relacionado à expressão "canais de culinária".
Obviamente, o etnocentrismo tem consequências desastrosas que afetam em todos os níveis os direitos humanos, como a xenofobia, a homofobia, o racismo, a discriminação, a segregação, o desrespeito, a “morte à diferença”, o chauvinismo, entre outros.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
Como o multiculturalismo é permanente aqui em nossa realidade, o mediador de conhecimento deve estar consciente do seu plano de ensino, pois este plano é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes; nele o professor deverá atentar-se em analisar sua clientela: desejos, ...
Continue lendo para saber como trabalhar a diversidade com seus alunos!
Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
A educação multicultural é, portanto, inclusiva, incluindo crianças de outras culturas, mas não subordinada a elas. A escola deve ajudar a criança estrangeira a integrar-se na cultura nacional. Se fala uma língua diferente da cultura dominante, deverá ter aulas desta, mas todas as outras aulas são na língua dominante.
A A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos. ... Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
O multiculturalismo é a defesa da tese que a diversidade nos torna mais fortes, de modo que é necessário valorizar a diferença enquanto diferença, sem tentar reduzir a cultura de um povo minoritário à cultura do povo hegemônico, enquanto que o antirracismo é apenas a desconstrução de teses racistas, sem necessariamente ...
Resposta. Resposta: Vivemos em uma sociedade heterogênea quanto a gênero, raça, religião, “deficiências”, padrões culturais e outros. Dessas diferenças surgem conflitos, porque a sociedade e a escola padronizaram uma cultura e raça como a correta e a euro americana e branca.
Tudo está ligado ao multiculturalismo, pois a coexistência de vários povos numa mesma sociedade traz consigo a coexistência da discriminação, do preconceito e da falta de respeito para com o outro, para com o modo de vida do outro, para a realidade vivida pelo outro.
O multiculturalismo é um conceito que diz respeito às questões culturais em uma sociedade, principalmente nos tempos atuais, onde a globalização permitiu que diversas culturas se encontrassem em um mesmo local, por exemplo no Brasil, um pais de dimensões continentais e que acolhe diversas culturas, porém algumas sofrem ...
Que o currículo multicultural pretende reverter a idéia de neutralidade e homogeneidade predominante nos espaços escolares pretende, nesse sentido, fazer com que o processo de construção da cultura seja compreendido através de seus conflitos e contradições, dentro de um contexto histórico de vozes silenciadas, de lutas ...
A escola precisa apresentar um território multicultural, isto é, deve a possibilitar que toda a diversidade dos costumes dos sujeitos sociais coexistam. A sociedade é constituída de identidades plurais, como gênero , classe social, habilidades, padrões culturais e lingüísticos, e entre outros.
Denomino aqui por currículo vivido as ações da prática docente, vivenciadas e experienciadas no percurso formativo, as quais vão além do que está estabelecido ou prescrito.
É neutro pois não apresenta nenhuma relação com o tempo e o espaço em que está contextualizado. D. Não é neutro, pois a escolha dos conteúdos ou conhecimentos a serem ensinados é permeada por opções políticas, teóricas, políticas e ideológicas.
O currículo age “como um instrumento que tem a capacidade de estruturar a escolarização, a vida nos centros educacionais e as práticas pedagógicas, pois dispõe, transmite e impõe regras, normas e uma ordem que são determinantes” (SACRISTÁN, 2013, p. 18, grifo meu).