EQST

O Que Teoria Crtica Do Currculo?

O que é teoria crítica do currículo?

De acordo com Silva (2002), a teoria crítica do currículo busca compreender o que faz o currículo, objetivando questionar as formas dominantes de conhecimento. Desse modo, ao realizar críticas, considera-se Page 12 96 que o currículo está intimamente interligado a questões de poder, não sendo, portanto, neutro.

Qual é a função do currículo?

O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.

Qual a importância de um currículo Multirreferencial?

Desse modo, na perspectiva do currículo multirreferencial, aprende-se através de diferentes referências, busca-se um espaço com referência principal no alunado, abre-se espaço de diálogo e comunicação, há respeito às diferenças, aos gostos, aos interesses, às necessidades de cada um e busca-se valorizar a ...

Como o estruturalismo colabora para o estudo da antropologia?

Ou seja, todas estruturas formadoras da sociedade dependem da existência de outras estruturas e assim, formam as estruturas sociais. ... Nem todas as relações estruturais são facilmente percebidas, por isso a observação antropológica colabora, com o uso do estruturalismo, para a compreensão dos acontecimentos sociais.

Quem foi o fundador da antropologia estruturalista?

É na antropologia de Claude Lévi-Strauss que se iniciou o estruturalismo no sentido em que foi empregado pelas ciências humanas e sociais que tanto marcaram o mundo intelectual francês e depois mundial a partir dos anos 1950.

Qual a contribuição do autor Claude Lévi-strauss para a antropologia?

Três contribuições As contribuições mais decisivas do trabalho de Lévi-Strauss podem ser resumidas em três grandes temas: a teoria das estruturas elementares do parentesco, os processos mentais do conhecimento humano e a estrutura dos mitos.

Qual autor influenciou Geertz na elaboração do seu conceito de cultura?

Uma das bases teóricas do pensamento de Clifford Geertz é a "Antropologia Simbólica", desenvolvida a partir dos estudos neo-kantianos de Ernst Cassirer. Geertz, como Norbert Elias, enfatiza a dependência do ser humano dos símbolos. Entende a cultura como um texto na qual o ser humano está imerso.

Quais foram os grupos indígenas pesquisador por Lévi-strauss em seu trabalho de campo no Brasil?

Entre 1935 e 1939, viajou pelo país e desenvolveu pesquisas etnológicas com índios kadiwéus e nambikwara. A experiência brasileira foi descrita, anos mais tarde, em 1955, no livro Tristes trópicos, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

Quando surgiu a antropologia estrutural?

É na antropologia de Claude Lévi-Strauss que se iniciou o estruturalismo no sentido em que foi empregado pelas ciências humanas e sociais que tanto marcaram o mundo intelectual francês e depois mundial a partir dos anos 1950.

Quais são as ideias principais defendidas pela antropologia estrutural?

No livro intitulado Estruturas elementares do parentesco, publicado em 1949, o antropólogo aplicou a perspectiva estrutural, a fim de demonstrar que as regras de proibição do "incesto" (que pode ser definido como a relação sexual ou marital entre parentes próximos) vigoram em todas as sociedades humanas conhecidas.

Qual foi o maior representante da antropologia cultural?

Franz Boas foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos, fundador da antropologia cultural moderna.