EQST

Qual A Funço Do Escravo E Dos Mais Pobres Na Sociedade Da Grcia Antiga?

Qual a função do escravo e dos mais pobres na sociedade da Grécia antiga?

Verificado por especialistas. O papel dos escravos na Grécia Antiga era o de servir como mão de obra nos diversos trabalhos realizados pelos gregos, desde a agricultura até a construção de obras públicas e particulares, além da realização de trabalhos domésticos.

Quem era os escravos na sociedade grega?

Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.

Por que os gregos formavam um povo e não um Estado?

Não formavam um Estado porque não havia um poder central único, nem uma unidade política, jurídica e militar únicos. Porém, possuíam a mesma origem, uma mesma língua, seguiam os mesmos mitos.

Como era a situação dos escravos na Grécia?

Na Grécia do período Clássico, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções económicas.

Como era a vida dos escravos na Grécia antiga?

Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais.

Como os escravos eram vistos?

O escravo era visto na sociedade colonial também como símbolo do poder e do prestígio dos senhores, cuja importância social era avalizada pelo número de escravos que possuíam. ... Por ora, vale lembrar que não eram todos os escravos que se submetiam passivamente à condição que lhe foi imposta.

Como podemos definir o ser escravo no período da escravização?

Resposta. Resposta: O regime de escravidão no Brasil impunha ao africano (e ao indígena também) um regime de trabalho exaustivo e desumano. Além disso, os escravos eram mantidos em condições precárias, muitas vezes mal alimentados e vítimas dos mais variados tipos de violência.

O que é ser escravizadas?

Escravidão é a propriedade de uma pessoa por outra pessoa, negando àquela todos os direitos. As pessoas escravizadas, chamadas escravos, têm de trabalhar para seus donos, fazendo tudo o que eles mandam.

Como é o trabalho escravo na atualidade?

Escravidão moderna é uma expressão genérica aplicada às relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, segundo as quais pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência ou mesmo morte. ...

Quais são os motivos de ainda hoje persistirem formas de trabalho?

Resposta. A escravidão foi um processo histórico, e como foi "recentemente" ainda há marcas disso na nossa sociedade. A maioria das pessoas escravizadas eram negras e hoje gera um certo preconceito e falta de oportunidade para essas pessoas marginalizadas, devido aos tempos antigos.