Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).
No processo de combustão, há uma grande liberação de calor e energia. Essa energia térmica é aproveitada para realizar o trabalho mecânico. A termodinâmica também é aplicada em outras situações, como na turbina de avião e nas usinas termoelétricas, que se utilizam do calor produzido pela fissão atômica./span>
A termodinâmica é um conteúdo de fundamental importância para o nosso dia-a-dia, que está repleto de fenômenos térmicos, onde estamos rodeados de dispositivos e exemplos das existências das leis da termodinâmica. Na prática, estudamos como transformar o calor em potência, movimento e trabalho mecânico./span>
Uma das aplicações da termodinâmica está ligada à ciência dos materiais, que estuda meios para obtenção de novos tipos de materiais, que possuam propriedades químicas e físicas bem definidas.
Entropia é uma grandeza física capaz de medir a multiplicidade de estados e a quantidade de energia indisponível em um sistema físico termicamente isolado. Entropia é uma importante grandeza física utilizada na Mecânica Estatística e na Termodinâmica para medir o grau de desordem de um sistema.
É esperado que o aquecimento de um sistema aumente a desordem térmica das moléculas, aumentando a entropia. Também se espera que tanto a desordem quanto a entropia do sistema aumentem quando uma determinada quantidade de matéria se expande ou quando se mistura duas ou mais substâncias./span>
Entropia é a medida do grau de desordem de um sistema, sendo uma medida da indisponibilidade da energia. É uma grandeza física que está relacionada com a Segunda Lei da Termodinâmica e que tende a aumentar naturalmente no Universo.
Resposta. Resposta: A primeira lei termodinâmica é fundamentada no princípio da conservação de energia que diz: que a energia não pode ser criada e nem destruída apenas transformadas de uma forma em outra , ou seja a quantidade de energia tatal permanente constante./span>
Quando uma transformação química ou física tende a ocorrer sem a necessidade de ser provocada por uma influência externa, dizemos que se trata de um processo espontâneo.
No estado sólido elas estão mais próximas umas das outras e num sistema mais organizado e rígido. Já no estado líquido, elas ficam mais espaçadas e com maior liberdade de movimento. Com o aumento da desordem do sistema, dizemos então que se aumenta a entropia.
Como a agitação molecular determina a entropia, podemos concluir que a matéria no estado gasoso (maior agitação molecular) possui maior entropia do que no estado líquido, que, por sua vez, possui maior entropia do que no estado sólido.
Os Estados Físicos da Matéria