A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.
Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância.
Para retirar a oxidação dos óculos, basta que misture o bicarbonato de sódio com água em partes iguais. O resultado será uma pasta branca que vai espumar um pouco no começo, mas é bem comum. Você vai usar uma escova de dente velha bem umedecida nessa pasta e aplicar sobre o zinabre.
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Lembre sempre de remover toda a poeira antes de aplicar o liquido.
A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.
O processo é bem simples: com um pano úmido embebido em vinagre branco, esfregue levemente e, com o auxílio de uma lixa polidora, comece a remover a mancha. Para finalizar, basta retirar o excesso com água.
Coloque um pouco de bicarbonato em um recipiente e o umedeça com água. Aplique o bicarbonato nas peças de metal enferrujadas. Com a ajuda de uma escova ou esponja, esfregue a peça com cuidado para não causar dano. Enxague a peça com água para remover o bicarbonato e os resquícios de ferrugem.
Dilua o vinagre branco em um pouco de água e, com o auxílio de um pano, passe a mistura sobre as torneiras e registros. Repita esse procedimento algumas vezes durante a semana, isso ajudará a conservar os metais em bom estado.
Como evitar a corrosão
Molhe um pano de microfibra em vinagre ou em suco de limão e esfregue o metal. Você também pode preparar uma solução com vinagre, suco de limão e 1 colher (sopa) de sal ou farinha. A consistência deve ficar pastosa. Esfregue o objeto com movimentos circulares, enxague com água e seque com o pano de microfibra.
Para a limpeza do ouro, você pode simplesmente recorrer ao sabão líquido natural e ao bicarbonato de sódio. Faça um creme com a mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sabão líquido e utilize o composto obtido para a limpeza de objetos em ouro, enxague e seque com cuidado.
Como limpar joias folheadas a ouro As peças devem ficar de molho numa solução de água com algumas gotas de sabão de coco líquido por cerca de 15 minutos. A seguir, enxague bem até retirar todo o sabão. Escove as peças individualmente com bicarbonato de sódio ou pasta de dente totalmente branca.
A pasta de dente branca sem agente corrosivo ou branqueador é uma excelente opção para deixar suas semijoias sempre brilhantes. Como usar: passe um pouco de pasta sobre a joia e deixe agir. Depois esfregue a peça com um pano seco e macio sempre na mesma direção.