EQST

Qual Era A Funço Da Bul E Da Eclsia?

Qual era a função da bulé e da Eclésia?

A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas. O Helieu representava as instituições de justiça da cidade.

Como era selecionado o conselho de 500 ou bulé *?

Conselho dos Quinhentos A Bulé era composta por quinhentos cidadãos, maiores de 30 anos de idade, escolhidos aleatoriamente de entre as dez tribos existentes, sendo que cada uma só podia eleger cinquenta elementos para cada mandato/ ano. ... A Bulé era dividida em Pritanias constituídas pelos elementos de cada tribo.

O que era feito na boulé?

Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.

Como era a organização judiciária na Grécia antiga?

A referida Democracia permitia aos cidadãos gregos a participação de forma ativa nas deliberações legislativas, através da Ekklesia (assembléia popular). Os membros da Ekklesia podiam e deviam se inserir na criação das leis que regiam a vida, nos costumes, nos destinos da cidade e nas obrigações cívicas.

Como funcionava a organização da Eclésia em Atenas?

A Eclésia possuía funções legislativas e deliberativas: propunha, discutia e aprovava as leis e o ostracismo; designava por eleição ou sorteio, os magistrados e fiscalizava a sua actuação; decidia sobre a guerra ou a paz; negociava e ratifica tratados; controlava as finanças e as obras públicas; julgava crimes ...

O que eram os atenienses?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

O que foi a monarquia em Atenas?

A primeira forma de governo ateniense foi a monarquia. Nessa época, Atenas era governada por um rei (Basileus), com plenos poderes de sumo-sacerdote, juiz e chefe militar, auxiliado por um Conselho de Anciãos (Areópago). Havia também uma Assembléia do Povo.

Como Atenas foi destruída?

Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.

Quem é o marido de Atena?

Hefesto

O que era a sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Quais são os grupos sociais de Atenas?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Qual a característica mais importante da sociedade ateniense?

Principais características da sociedade ateniense: - A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critérios de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre.