Características do processo administrativo, a partir do enfoque processual: continuidade (processo é cíclico — não tem início e fim definidos, pois o processo é contínuo e cíclico), dinamicidade, flexibilidade (associada à capacidade de adaptação — ação e retroação), organicidade (capacidade de adaptação a diferentes ...
Controle de demanda; controle de procura. c) Controle fiscal; controle direto.
Controle Estratégico: É tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais da empresa e é programado à longo prazo. ... Existem vários tipos de controles estratégicos: relatórios contábeis, controle dos lucros e perdas, Controle pela análise do retorno sobre o investimento (RSI).
CONTROLE OPERACIONAL Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. ... Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento.
Controle estratégico pode ser entendido como um tipo particular de controle organizacional focado no monitoramento e avaliação da performance estratégica para assegurar que a estratégia gere os resultados esperados.
Para Chiavenato (2000), o controle operacional é o subsistema de controle realizado no nível da execução das operações, tratando-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desenvolvidas pelo pessoal não administrativo, com dimensão de tempo estabelecida a curto prazo.
O controle gerencial é uma das etapas do modelo de gestão das empresas e permite a avaliação do estágio de cumprimento das metas estabelecidas na fase de planejamento e concretizadas na fase de execução.
O planejamento operacional é onde se dá a execução do planejamento tático e estratégico, através dos planos de ação ou planos operacionais. É elaborado normalmente pelos níveis operacionais com foco básico nas atividades do dia-a-dia em um período de curto prazo.
A gestão estratégica busca gerenciar as ações e objetivos definidos anteriormente no planejamento estratégico. Sempre levando em em conta os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos estratégicos.
A gestão estratégica nos negócios é capaz de transformar sua meta de negócio em valor real para todos os acionistas da empresa, diante a um plano de ação que permita o cumprimento de todas as metas que movem a empresa aos lucros, competitividade e a permanência no mercado.
Gestão estratégica nada mais é do que uma forma de gerenciar a empresa otimizando todos os seus processos para que se tornem mais eficazes e coesos com os objetivos da organização.