Apesar de muito importante para a sobrevivência do homem e para o desenvolvimento econômico, o extrativismo pode desencadear vários problemas socioambientais: redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição, modificações do solo, entre outros.
a) Grupo A – contendo cerca de 5% de glicídios: abobrinha, acelga, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, azedinha, brócolis, bertalha, coentro, couve, broto de bambu, jiló, maxixe, palmito, pepino, rabanete, repolho, salsa, taioba, serralha, tomate, etc.
Resposta. É a pecuária, como exemplo a criação de gado.
caititu(uma espécie de porco selvagem),jacaré-açu, capivara, onça-pintada,peixe-boi, ariranha e lontra.
Extrativismo animal A pesca, principalmente de camarão e lagosta, é praticada no litoral nordestino, para abastecer os restaurantes das grandes cidades. No Rio Grande do Norte e no Ceará, desenvolve-se a criação de camarões em cativeiro, atividade denominada carcinicultura.
Verificado por especialistas Os principais produtos do extrativismo vegetal no nordeste são a cana de açúcar, produtos da fruticultura e a madeira, porém, a atividade extrativista voltada para a exploração de madeira é menos conhecida do que a fruticultura.