Monóclinas ou Hermafroditas: possuem os dois sexos, androceu e gineceu. ... Díclina ou Unissexuada: possui apenas androceu ou gineceu. Ex.: abóbora, mamão. Estéreis: não possuem androceu ou gineceu, ou se apresentam, mas não são férteis.
As flores hermafroditas são aquelas que possuem partes femininas e partes masculinas, ou seja, possuem pistilos (formados por ovário, estilete e estigma) e estames (formados por filete e antera).
A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e, por isso, são chamadas de flores completas. Mas há outras flores que possuem um ou mais verticilos ausentes e, por isso, são chamadas de flores incompletas.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Podemos assim dizer que a relação entre flor, fruto e semente, consiste que a flor se trata de uma órgão reprodutor que muitas vezes possuem muitas as duas partes sexuais masculino e feminino, a partir dessas flor do seu ovário surge um fruto e do seu ovulo fecundado surge uma semente.
A diferença é que enquanto as sementes contêm o embrião de uma nova planta, sendo o óvulo fecundado e já maduro; os frutos são as estruturas que ficam responsáveis por envolver essas sementes e protegê-las enquanto amadurecem. Algumas vezes, o fruto é a própria semente, sem invólucro.
ovário
O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados. O pericarpo pode ser dividido em três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é a camada mais externa do fruto e é formado apenas pelo tecido epidérmico externo.
ovário
Quanto ao número de tegumentos, as sementes podem ser classificadas em: Bitegumentadas: quando constituídas pelos dois tegumentos (testa e tégmen), freqüentes entre as angiospermas de um modo geral. Unitegumentadas: quando constituídas por apenas um tegumento, ocorrendo entre as gimnospermas.
A semente apresenta uma estrutura formada por três partes básicas:
Constituição da semente Uma semente está constituída pelo tegumento e amêndoa. O tegumento é a estrutura de revestimento de uma semente e, geralmente, é formado por duas camadas: a testa, que é externa, e o tégmen, que é interno. O primeiro deriva da primina do óvulo e o segundo da secundina.
Simples: Os frutos simples são aqueles formados por um único carpelo ou carpelos fusionados de uma mesma flor. Exemplo: Abacate, tomate, cereja. ... Múltiplos: Os frutos múltiplos são aqueles formados pelos gineceus de várias flores (inflorescência). Exemplo: Amora, abacaxi.