Sinonímia é a relação entre palavras de significado semelhante, como por exemplo entre bonito e lindo, entre alfabeto e abecedário, entre preto e negro. Estas palavras de significado semelhante chamam-se palavras sinónimas ou simplesmente sinónimos.
A antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. ... Essas palavras, que exprimem ideias contrárias, são chamadas de “antônimas”.
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.
Por exemplo: “ascender”, “acender”, “sinto”, “cinto”. Palavras perfeitas: são aquelas que possuem tanto grafia quanto pronúncia iguais. O verbo “ceder”, no presente fica “cedo” e o substantivo “cedo” também é igual. Palavras paronímias: a pronúncia das palavras pode ser muito parecida, mas a grafia se difere.
2) "PARTONÍMIA" (OU MERONÍMIA) refere-se a qualquer vocábulo que, em determinado contexto, represente uma parte do 'objeto' que forme a 'holonímia'.
É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.
Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia? inflação / infração. estrato / extrato. flagrante / fragrante.
O que fazer quando a certidão aponta processos de outra pessoa com o mesmo nome (homônimo)? Quando na certidão constar processo que não é da pessoa, porém com nome igual ao do pesquisado, poderá ser preenchida declaração de homonímia para entrega com a certidão.
Homônimos são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da mesma forma, como cem e sem. Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.
As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.
A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.
Tem mais depois da publicidade ;) Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. ... Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.
Palavras homógrafas
A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas:
As Palavras Homófonas são aquelas que têm pronúncia idêntica, mas grafias diferentes....Exemplos:
Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos.
substantivo feminino Representação escrita de uma palavra ou de um som. Modo pessoal de escrever à mão; caligrafia: sempre teve uma linda grafia. Sistema usado para grafar as palavras em relação às letras e sinais diacríticos deste sistema; ortografia: a grafia russa usa o alfabeto cirílico.
Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.
Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos e de pontuação e a crase. Já a gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada. ... Afinal, "orto" quer dizer correto e "grafia", escrita.
A grafia (gramática, linguística) é a «representação escrita de uma palavra; escrita, transcrição». ... ex., Ivan e Ivã; atrás (grafia correta) e atraz (grafia incorreta); farmácia (grafia atual) e pharmacia (grafia antiga)» ou «transcrição fonética da fala, por meio de um alfabeto fonético ("sistema convencional")».