as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia: Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
Para compreendermos as condições sociais que envolvem o ser jovem nos tempos contemporâneos, é necessário termos em consideração as três correntes da juventude: a corrente geracional, a corrente classista e a corrente das culturas juvenis (Pais, 2003).
De acordo acordo com as classificações geralmente aceitas, são cinco as correntes principais da sociologia; Organicismo Positivista, Teorias do Conflito, Formalismo, Behaviorismo Social e Funcionalismo.
Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência. É neste cenário investigativo que surgem três correntes teóricas: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo...
Como mencionamos nos tópicos anteriores, um dos teóricos mais lembrados quando se fala em Psicologia do Desenvolvimento é Jean Piaget. Seu trabalho se concentrou em como se dá a construção do conhecimento, ou seja, quais processos estão por trás da evolução na estrutura do pensamento do ser humano.
A consciência humana e as funções psicológicas superiores não estão prontas desde o nascimento, e não se desenvolvem com base apenas em um processo de maturação biológica. ... A consciência não está dada a priori, ela se desenvolve a partir das apropriações culturais.
A teoria mais aceita é que essa propriedade é fruto da evolução do sistema nervoso e só teria sido obtida com o aumento do cérebro – e o surgimento da linguagem. Foi no Homo sapiens que o córtex, camada superior do cérebro, atingiu seu desenvolvimento máximo.
O ser humano nasce com todas as células cerebrais, mas suas conexões aumentam incrivelmente nos dois primeiros anos de vida. Quanto maior o número de conexões, maior o repertório mental e maior a individualidade daquela pessoa. É ali que a consciência acontece.
Entretanto, a natureza da consciência pode variar e o ser humano tem a possibilidade de experimentar vários níveis ou estados de consciência. Assim, podemos viver: o sono profundo sem sonhos, o sonho, a obnubilação, o coma, o estado de vigília, a "consciência de si" e a "consciência objetiva".
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro
"uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.
Extensão interna de um corpo. Poder de analisar, raciocinar, julgar, arrostar problemas.