A marcha analítica consiste num método de análise química qualitativa para o reconhecimento de iões por via húmida, que se baseia na formação de compostos insolúveis mediante a adição sucessiva de diversos reagentes a uma amostra em solução, uma vez filtrado o precipitado que se obtém em cada caso.
Os cátions encontram-se divididos em cinco grupos analíticos de acordo com suas similaridades. Cada grupo, com exceção daquele constituído pelos íons Na+, K+ e NH4+, possui um reagente precipitante que forma compostos insolúveis com todos os cátions do grupo e que por esse motivo recebe o nome de reagente de grupo.
.: O Mundo da Química | Marcha de Cátions - Grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio) :.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Um íon é um átomo que possui pouco ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva (cátion). Para o segundo, carga negativa (ânion) – uma vez que a carga do elétron é convencionada negativa. Ou seja, o ganho ou perda de elétrons de um átomo elimina-o da neutralidade e lhe confere carga elétrica.
Porque o ion de oxigênio pode ser representado por 02- ?? Porque, o oxigênio precisa de 2 elétrons para estar estável de acordo com a regra do octeto! Ele já tem 6 elétrons em sua forma normal, faltando 2 para ele se estabilizar. Essa regra vale para todos os outros elementos.
Para descobrir o total de elétrons presentes no íon, adicione a carga ao número atômico. O N3-, por exemplo, possui uma carga -3, o que significa que ele tem três elétrons a mais do que um átomo neutro de nitrogênio. O número atômico do nitrogênio é sete, logo, o íon positivo possui dez elétrons.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.