Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado interno ou para subsistência.
É uma modalidade de produção agrícola que utiliza intensivamente insumos e tecnologia para o aumento da produtividade e redução nos prazos. É um sistema comum em países desenvolvidos. Nos subdesenvolvidos, quando é utilizado, geralmente tem a produção destinada ao mercado externo.
Sistemas agrícolas são classificações utilizadas para a produção agrícola e pecuária. Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. O sistema é revelado por resultados como a produtividade por hectare e o investimento na produção. ...
Alguns tipos de agrossistemas tradicionais são as plantations, a agricultura itinerante, a mediterrânea e a de jardinagem. Com o avanço do processo de industrialização do campo, esses sistemas agrários estão perdendo força e importância, fator que se intensifica com a concentração de terras.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Os sistemas agrícolas tradicionais são aqueles conduzidos por grupos, geralmente ligados por elos de parentesco, que objetivam principalmente a subsistência, cuja manutenção é feita através da mão-de-obra familiar, aproveitamento de insumos locais e desenvolvimento de tecnologias simples.
(Unisa) Chamamos de sistemas agrícolas: a) as formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas. b) o sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos os produtos agrícolas. ... Sistemas agrícolas correspondem às técnicas utilizadas ao longo da produção agropastoril.
A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. ... Este tipo de atividade é compatível com a agricultura de subsistência, que resiste em algumas áreas a desaparecer.
Agricultura Tradicional: É o cultivo de uma determinada cultura sem utilização de defensivos agrícolas, as sementes não são selecionadas, não há correção de solo, as técnicas praticadas são rudimentares, como arado de tração animal, com produção baixa pela falta de modernização.
O termo agropecuária, na realidade, é a junção de outras duas palavras: agricultura e pecuária. ... Portanto, ele é utilizado para designar o conjunto de todas as atividades primárias que tenham relação com o cultivo de plantas (agricultura) e com a criação de animais (pecuária).
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
A agropecuária envolve as atividades humanas destinadas ao cultivo da terra (agricultura) e à criação de animais (pecuária).
A pecuária é também uma importante atividade do setor primário e tem ganhado cada vez mais espaço na economia. A domesticação de animais e sua criação para fins comerciais são algumas das atividades mais importantes da economia brasileira, por exemplo.
1 - A agricultura é de fundamental importância para a humanidade, visto que é através dela que são produzidos os alimentos e os produtos primários usados pelas indústrias. Interfere na ocupação e na organização do espaço devido à exploração do espaço.
A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos, entre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo. ... A agropecuária é de suma importância para a economia do país.
Como podemos dividir as lavouras? As lavouras são as plantações – usamos esse termo quando nos referimos ao ato de plantar e cultivar algum produto. Costumamos dividir as lavouras em permanentes e temporárias. Permanentes são aquelas que possuem vegetação de porte arbóreo.
Bom, o uso das lavouras podem ser divididos em lavouras permanentes e lavouras temporárias. As lavouras temporárias abrangem as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração, geralmente, por um tempo menor que um ano, e que necessitassem, geralmente de novo plantio após cada colheita.
A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.