Também chamado de aquecedor ou resfriador, o trocador de calor é um equipamento que permite transferir a energia térmica de um fluido a outro, sem que haja contato direto entre eles.
1. Que ou aquele que permuta ou troca.
Os trocadores de calor, como o próprio nome diz, são equipamentos projetados para troca ou transferência de calor de um meio para outro, sem contato direto entre eles. Na indústria, esse meio é um fluido, que pode ser um líquido ou um gás. Um exemplo de trocador do nosso cotidiano é o ar condicionado.
O processo de pasteurização do leite é realizado por um pasteurizador de placas. Ao passar pelo pasteurizador, o leite é aquecido até a temperatura de 75C° durante 14 segundos, e em seguida é resfriado a 5C° através de um trocador de placas com circuito de água gelada.
Os aquecedores para piscinas mais comuns são alimentados por gás, eletricidade (o chamado "bomba de calor") e energia solar. Geralmente, a melhor solução é a híbrida, ou seja, a que combina dois tipos de alimentação, como solar associado à bomba de calor.
Sempre que a temperatura dos coletores for maior que a da água, uma bomba é acionada automaticamente, forçando a circulação da água pelos coletores. Mas é bom lembrar que leva sete dias para aquecer a água (cuja média de temperatura é de 28C), e a bomba deve funcionar ininterruptamente.
Caso a piscina esteja em regiões com menor incidência de luz solar ou apresente demanda de uso em estações frias, a melhor escolha são os aquecedores elétrico e a gás. Também é possível utilizá-los como sistemas de apoio do aquecimento solar, mas isso requer maior investimento do projeto.
Fórmulas Consumo Motores
Silvio, Um motor mono/bifás/trif de 1 CV ligado 6 horas por dia, em 30 dias, vai consumir em média 133,20 kWh. Já um motor monofásico de 1/2 CV ligado por 6 horas por dia, em 30 dias, vai consumir em média 64,80 kWh.
Não há problema em deixar o motor ligado por 10 a 12 horas. Se preferir evitar uma conta de luz alta, a filtragem pode ser realizada nas configurações mais lentas, bombeando mais água apenas quando se colocar cloro e outros produtos de limpeza na piscina.
O filtro ligado representa 50% do tratamento da água da piscina. Ele movimenta a água e troca o oxigênio, o que evita a proliferação de algas. 13. ... O ideal é que o filtro seja ligado durante seis horas por dia no verão.
oito horas
Fazendo o cálculo do tempo diário de filtração Divida o volume de sua piscina pelo valor da vazão da motobomba. O resultado obtido é a quantidade de horas necessárias para filtrar a piscina todos os dias.
1 – Coloque o filtro na posição recircular; 2 – Adicione o Elevador de pH CRIS ÁGUA (BARRILHA LEVE) em um balde plástico com água em seguida jogue sobre a superfície da piscina; 3 – Deixe o filtro da piscina ligado no mínimo duas horas; 4 – Após 12 horas confira novamente o pH e corrija se for necessário.
Efetuando manobras em registros do sistema de filtração, é possível fazer toda a água passar pelo aspirador levando com ela a sujeira que ficar retida no filtro e retornar para a piscina. Chamamos isto de aspirar filtrando. Existem no mercado vários modelos de aspiradores para se fazer este trabalho.
De forma geral, recomenda-se trocar a areia do filtro da piscina depois de 3 a 5 anos de uso da água. Caso a água não apresente muito calcário e o filtro sempre passe por boa manutenção, esse período pode se estender até os 7 anos.
A presença de depósitos de calcário (aparência esbranquiçada) no recipiente transparente do filtro, também indica problemas na areia. De qualquer forma, a recomendação é de que a troca da areia seja feita entre o 3º e o 5° ano de uso (é necessário repor o nível adequado de areia entre o 2° e o 3° ano).
O ideal é usar areia média própria para filtros de piscina, independente da marca.
A recomendação é que seja feita uma filtragem de 8 a 12 horas por dia, no entanto, isso vai variar em razão de diversos fatores. Para que a piscina permaneça sempre limpa o ideal é que toda a água seja filtrada uma vez por dia, ou seja, em 24 horas toda a água da piscina precisa passar pelo filtro.
Esse é um dos processos mais importantes, pois retira todas as impurezas insolúveis da água como poeira e folhas, por exemplo. São essas impurezas que deixam a água da piscina turva. O processo de filtração deve ser de, no mínimo 6 horas para que a água seja totalmente purificada.
O ideal é que o tempo de trabalho do filtro não ultrapasse 8 horas, mesmo em piscinas domésticas. Mas a recomendação da ABNT indica que o tempo ideal de filtragem é 6 horas (para piscinas comerciais) e 8 horas (para piscinas residenciais).
Quando se fala em tratamento e manutenção de piscinas, o processo de filtração é certamente um dos mais lembrados. E isso tem mesmo um motivo: ele é o responsável pela retirada da sujeira que fica suspensa na água, tornando-a limpa e garantindo o bem-estar dos banhistas.
O registro do ralo de fundo deve permanecer aberto sempre. Quando estiver filtrando, retrolavando, ou drenando, ele deve estar aberto. O registro do ralo de fundo só será fechado quando o objetivo for fazer a aspiração manual da piscina.
Apesar de ser resistente, a capa não é feita para lidar com produtos químicos concentrados. Para colocar cloro, elevador de pH e outros produtos químicos na água, é preciso, antes de qualquer coisa, remover a capa térmica da água.