O topônimo "Grajaú" é derivado do termo tupi karaîá'y, que significa "rio dos carajás" (karaîá, carajá + 'y, rio).
Grajaú: Significa "rio dos carajás”. Nome toponímico de origem indígena, esse é o nome de um distrito do município de São Paulo.
Furnas é o plural de furna. O mesmo que: catacumbas, algares, antros, cavernas, cavidades, covas, covis, grutas, lapas.
Butantã – Segundo o dicionário “Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil”, do ano de 2013, a palavra Butantã ou sua homônima, Butanta, significam “solo duríssimo”, em alusão ao tipo de terra do local.
“Morumbi” é um termo de origem tupi. Segundo alguns, significa “colina verde”. Segundo outros, significa “mosca verde”, através da junção dos termos moru (“mosca”) e mbi (“verde”).
O nome era inicialmente Monte Rosso, dado por imigrantes italianos devido à terra vermelha que servia para a fabricação de tijolos e telhas. O nome Sapopemba é por causa de uma espécie de árvore comum na Amazônia que também estava presente na região.
Significado de Sapopemba substantivo feminino Variação de sapopema. Etimologia (origem da palavra sapopemba). Do tupi sapopémba.
Significado de Paraíba substantivo feminino [Brasil] Árvore simarubácea. [Brasil: Sul] Trecho de rio que não pode ser navegado. [Brasil] Pop. Virago.