O termo gourmet (do francês gourmet: 'aquele que sabe degustar e apreciar vinhos e comidas finas'), originalmente, referia-se ao conhecedor e apreciador de vinhos. Por extensão, passou a designar também o indivíduo apreciador da qualidade e do refinamento da comida.
Sinônimo de gourmet é "gastrônomo" - sinonimos e palavras.
Gourmet é o nome que se dá um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende as exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do prato ou da bebida.
Em síntese, um produto gourmet é um alimento básico que é transformado em uma mercadoria com alto valor agregado, passando do status de comum para diferenciado.
Um produto é considerado gourmet quando os ingredientes são da melhor qualidade possível. Além disso, o doce gourmet deve ser preparado com o máximo de cuidado para atingir a textura ideal e o ápice do sabor. Já falamos aqui sobre doces finos de casamento.
Hoje em dia, muitas marcas apresentam seus chocolates como produtos “gourmet”. Como não há uma regra, o adjetivo tem sido usado como ferramenta de marketing para indicar um produto de excelente em qualidade, especial para paladares refinados ou para fingir estar neste patamar.
Confira nosso Top 5 Delícias: Chocolates gourmets do mundo!
expressão Produto Gourmet. Produto que, idealmente, possui alguma alteração na sua receita, de modo a torná-lo único, geralmente se refere ao melhor produto, luxuoso e mais caro, em relação aos mesmos produtos mais baratos.
Segundo as regras, para ser considerado chocolate, é preciso que o produto tenha pelo menos 25% de cacau, mas muitos não chegariam nem a 5%.
O chocolate preto é feito com a massa do cacau, ou seja, a parte sólida. O chocolate branco é fabricado com a manteiga do cacau (não se considerando esta como cacau), se processa o chocolate branco, que consiste basicamente em gordura, açúcar e leite pó e aromatizantes, com alguns vestígios de cacau.
Os principais ingredientes são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, aromatizantes e edulcorantes. O cacau é a base do chocolate e contribui para textura, cor e sabor e, também, para a redução de atividade de água, aumentando a durabilidade.
Os principais ingredientes do chocolate dietético, junto com os tradicionalmente utilizados, como pasta de cacau, manteiga de cacau, leite em pó etc, são manitol, maltitol, xilitol, frutose e sorbitol (Beckett,1994).
O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite.
Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.
Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.
O chocolate 100% cacau é o mais saudável que existe. Isso porque o cacau é rico em polifenóis e flavonoides que são antioxidantes poderosos e, com comprovação científica, ajudam a prevenir diversas doenças e a diminuir os riscos cardiovasculares e de câncer.
Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca.
– Coloque as nibs em uma assadeira e aqueça no forno à 50°C-60°C. – Retire as nibs de cacau do forno e coloque-as em um processador. Bata até que elas liberem sua manteiga de cacau e se transformem em liquor (pasta). Nessa hora, pode até parecer que o chocolate está pronto.
Para preparar o suco com as sementes do cacau, basta bater no liquidificador na função de pulsar, para não quebrá-las e soltar somente a polpa branca. Depois é só coar, adoçar a gosto e saborear!
Para obter a polpa, se desejar fazer um suco, coloque as sementes em uma peneira e vá esfregando, para retirá-la, sempre colocando um pouquinho de água. Depois, é só passar pelo liquidificador. Uma vez retirada quase toda a polpa, você poderá passar para o estágio seguinte, produzir pó de chocolate.
É fonte de nutrientes Beber o suco de cacau preparado a partir da polpa da fruta beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente. Isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.
COMO OBTER MEL DO CACAU Forre com folhas de bananeira ou saco plástico limpo, uma superfície ligeiramente inclinada (tábuas, chapa metálica ou mesmo o próprio solo); Coloque as sementes frescas sobre as folhas e espere o escoamento do mel. Colete em um recipiente bem limpo.
Conhecido como mel de cacau, o néctar que escorre do fruto do cacau é doce e ácido. Quando gelado é tão refrescante quanto uma água de coco, ótimo para ser degustado em dias quentes. ... Também não é açucarado ou viscoso como o mel e sim líquido.
O mel do cacau é extraído com um método tradicional, em meio à plantação, com as amêndoas disposta sobre folhas de bananeira em terreno inclinado, para escorrer naturalmente.
Como Fazer