Aplicar a injeção na região acima dessa linha, centralmente, com a agulha perpendicular à cama ou onde o indivíduo está deitado, em decúbito ventral, dirigindo-a ligeiramente à crista ilíaca. REGIÃO VENTRO-GLÜTEA (VG) — Injeção no glúteo médio e mínimo.
O método em Z (Z-track) cria um ziguezague através dos tecidos, o que veda o trajeto da agulha, para evitar o retorno da medicação. ... A técnica foi descrita e demonstrada em 1939 por Shaffer e indicada para injeções profundas de medicamentos ou drogas irritantes, como o ferro.
A região ventroglútea foi denominada de "região ilíaca" e sua musculatura identificada como "músculo ponto ventroglúteo", "músculo glúteo-ventral". A musculatura da região dorsoglútea foi denominada como "músculo glúteo-dorsal".
Esse local é muito adequado, pois possui grande espessura muscular constituída pelo músculo glúteo médio e mínimo, sendo limitada pelo osso ilíaco que a separa das estruturas profundamente situadas e possui feixes musculares com direção que previnem o deslizamento da solução injetada em direção ao nervo ciático.
Como aplicar a injeção corretamente
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.
Aplicar, durante o anestro, por via subcutânea de preferência em local pouco visível como: interior da coxa ou parte interna da dobra do flanco. Para completa eficácia do produto, recomenda-se verificar com o Médico Veterinário a fase do ciclo em que se encontra o animal.
– Aplicar 1 mL do produto INIBIDEX, independente do peso do animal. Recomenda-se que a fase do ciclo estral (do cio), tanto em cadelas como em gatas, seja verificada com base na anamnese do animal e/ou no exame citológico (esfregaço vaginal), por um Médico Veterinário, antes da aplicação do produto INIBIDEX.
Para evitar ou anular estro em gatas: ½ comprimido/dia por 7 dias, continuando logo com ¼ de comprimido/dia durante 1 ou 2 vezes por semana. O tratamento deve ser iniciado imediatamente após se perceber as manifestações características da época do cio.