Quais Os Hormnios Produzidos Pelo Hipotlamo?

Quais os hormnios produzidos pelo hipotlamo

O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise. Não pare agora...

Tópicos deste artigo

Esses impulsos são transmitidos ao hipotálamo, que responde com uma atividade complexa, inclusive com o aumento do hormônio antidiurético ou vasopressina, que, produzido, ganha a neuro-hipófise através dos axônios do fascículo hipotálamo-hipofisário, onde é liberado na circulação, promovendo aumento da absorção de água pelos túbulos renais. A falta desse hormônio, ocasionada por lesões no eixo hipotálamo-hipofisário, leva à perda de vários litros de água por dia, num quadro conhecido por diabetes insípido, diferente do diabetes melito, causado por hiperglicemia. Em resposta à sensação de sede, o hipotálamo ainda coordena respostas descendentes, tanto por via neurogênica direta quanto por estímulo para a produção de catecolaminas pelas glândulas adrenais que vão levar ao aumento da frequência e força contrátil cardíacas, diminuição da sudorese, exceto palmar, e vasoconstrição. Há também aumento do hormônio adrenocorticotrófico, que incrementa a produção de corticosteroides pelas glândulas adrenais, provocando a retenção de sódio pelos rins e aumentando o volume plasmático circulante. O conjunto dessas respostas, em associação com estruturas do neocórtex e do sistema límbico, leva à procura e ingestão de água.

O hipotálamo, por meio de seus hormônios liberadores para a hipófise, exerce controle fundamental sobre o desenvolvimento sexual normal. Há diferenças até microanatômicas entre o hipotálamo “masculino” e o “feminino”, que podem influir no comportamento sexual. 

São bem evidentes as relações do sistema nervoso autônomo e as emoções. A raiva, o medo, a alegria e outras emoções vêm acompanhados de reações externas visíveis, como a lágrima, a taquicardia e a sudorese. 

Conexões do hipotálamo


    Conexões do hipotálamo

Nesse tipo de conexão, diversos grupos de neurônios noradrenérgicos projetam-se do tronco encefálico para o hipotálamo. O mesmo ocorre no caso dos neurônios sorotoninérgicos.

O hipotálamo é uma das glândulas mais importantes do sistema endócrino, que é responsável pela produção dos mais diversos tipos de hormônios no corpo humano.

A glândula hipófise é chamada também de glândula mestra do organismo devido a importância dos hormônios da adeno-hipófise para o controle de diversas funções vitais. Sob tal ótica, destacam-se a prolactina, responsável pela lactação nas mamas femininas, e o hormônio do crescimento, que afeta o metabolismo de diversos tecidos, além de estimular a produção de hormônios no fígado. Esses dois possuem inibidores hipotalâmicos, que podem inibir sua atuação. Por fim, os hormônios restantes possuem glândulas endócrinas como alvo primário, as gonadotrofinas, que são o hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante, agem sobre os ovários e testículos, o hormônio estimulante da tireoide controla a síntese e secreção hormonal da glândula tireoide e o hormônio adrenocorticotrófico atua em certas células do córtex da glândula suprarrenal para regular o hormônio esteroide cortisol.

Quando os hormônios estão no núcleo?

O núcleo arqueado (infundibular) integra vários processos neuroendócrinos através de neurônios que controlam a secreção hormonal da hipófise anterior (adenohipófise). Além disso, o núcleo arqueado é um reconhecido regulador do metabolismo energético, integrando sinais de fome e saciedade. Ele se localiza ao longo da parte proximal do túber cinéreo. É inferior ao núcleo ventromedial, anterior aos núcleos mamilares e posteroinferior ao núcleo supra-óptico.

O papel do hipotálamo no controle da fome é fundamental, mas ainda desconhecido. Os núcleos ventromedial e a área lateral do hipotálamo já foram considerados os centros da saciedade e da fome, mas hoje se sabe que o principal núcleo envolvido é o paraventricular, que, através de receptores hipotalâmicos, monitora os níveis de insulina produzidos pelo pâncreas. É possível que os níveis de insulina e de noradrenalina circulantes estimulem o hipotálamo a desencadear o impulso da fome. Lesões hipotalâmicas podem levar tanto à caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo) por anorexia quanto à obesidade por hiperfagia.

Alterações na secreção

Alterações na secreção

Contudo, a teoria mais aceita é a de que esse hormônio é produzido no próprio hipotálamo pelas células do núcleo supra-óptico e, talvez, também pelas células do núcleo paraventricular. Nesse caso, caberia à neuroipófise a tarefa de armazenar o hormônio, liberando-o na medida das necessidades orgânicas.

As funções do hipotálamo são mais bem discutidas em compêndios de neurofisiologia, mas uma visão geral pode ajudar na compreensão neuroanatômica. A dificuldade em mapear as funções de regiões anatômicas do hipotálamo advém de sua complexa estrutura, pouca definição de seus núcleos e tamanho reduzido

Conexões viscerais (aferentes e eferentes)

Essa glândula endócrina está localizada no cérebro, mais especificamente na base do encéfalo, acima da hipófise (outra importante glândula do sistema endócrino).

O fascículo prosencefálico medial interliga o telencéfalo basal, o hipotálamo e o tronco cerebral. Suas fibras originam-se na área septal e terminam no mesencéfalo com fortes conexões com o sistema límbico.

Os núcleos hipotalâmicos e suas conexões com outras regiões do corpo, descritos anteriormente, fazem com que o hipotálamo tenha um papel regulador sobre o sistema nervoso autônomo e o sistema endócrino, regulando assim a homeostase do organismo. Além disso, o hipotálamo regula processos fisiológicos fundamentais para a sobrevivência do indivíduos, tais como a fome, a sede e o sexo.

Funções do Hipotálamo

O fórnix é a principal via de comunicação entre o hipocampo e o hipotálamo anterior e núcleos mamilares, e faz parte do circuito de Papez, que forma o sistema límbico. As fibras amígdalo-hipotalâmicas originam-se no corpo amigdaloide e vão a diversos núcleos do hipotálamo, principalmente pela estria terminal. Já as fibras tálamo-hipotalâmicas têm origem no núcleo dorsomedial e núcleos da linha média do tálamo, projetando-se para a área pré-óptica e lateral do hipotálamo. As fibras tegmento-hipotalâmicas procedem do tegmento da ponte ou do mesencéfalo e dirigem-se ao hipotálamo, liberando neurotransmissores monoaminérgicos (dopamina, noradrenalina e serotonina). O trato retinossupraquiasmático comunica a retina com o núcleo supraquiasmático, passando pelo nervo óptico e quiasma óptico. Constitui a principal via sensorial para a modulação do ritmo circadiano.

O hipotálamo possui outra ação importante: funciona como autêntico termostato, regulando o aumento ou a perda de calor pelo corpo. Os responsáveis pelo equilíbrio térmico parecem ser certos núcleos celulares de dois tipos diferentes. Um relaciona-se com a perda de calor verificada no organismo: se a temperatura aumenta, sua função é promover alterações respiratórias, transpiração, dilatação dos vasos sanguíneos e diminuição das atividades metabólicas, O outro tipo relaciona-se com a conservação do calor, produzindo os efeitos contrários, a fim de compensar a queda de temperatura.

Qual a função do hipotálamo Brainly?

O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária — entre eles, liberação do gonadotropina (GnRH).

Quais são as principais funções do cerebelo?

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.

Quais são os principais hormônios tróficos produzidos pelo hipotálamo e qual a sua função?

O hipotálamo estimula a glândula hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos.

O que é hipotálamo e qual sua função?

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.

Quais as partes do hipotálamo?

O hipotálamo se localizar na base do encéfalo, abaixo do tálamo e acima da hipófise e tem mais ou menos o tamanho de uma amêndoa. Divide-se anatômica e fisiologicamente em três partes: anterior, médio e posterior.

Qual a relação entre o hipotálamo e o sistema nervoso autônomo?

Apesar de se chamar sistema nervoso autônomo, ele não é independente do restante do sistema nervoso. Na verdade, ele é interligado com o hipotálamo, que coordena a resposta comportamental para garantir a homeostasia.

Qual é a função da hipófise?

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

Em que parte do corpo fica a hipófise?

A hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, que está localizada no centro geométrico da cabeça. Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas.

Quais os hormônios produzidos pela Hipofise e suas funções?

Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...

Quais são os hormônios produzidos pela hipófise?

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...

Quais os hormônios da hipófise posterior?

A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios:

  • O hormônio antidiurético.
  • A ocitocina.

Qual a diferença entre Hipofise anterior e posterior?

Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro - hipófise possui origem nervosa.

O que é hipófise anterior?

A hipófise, também chamada de pituitária, é uma glândula pequena que se localiza na base do encéfalo. Muitos a classificam como a glândula mestra do corpo, pois os hormônios que ela produz regulam o funcionamento de outras glândulas.