adjetivo Na mesma época; que habitou ou teve seu início na mesma época: Rui Barbosa é um autor contemporâneo de Machado de Assis. No tempo atual; que acontece ou tem seu início no presente, no tempo atual: literatura contemporânea.
substantivo feminino Característica, particularidade ou estado de ser contemporâneo; qualidade de existir ao mesmo tempo; coexistência. O que acontece na época presente. Etimologia (origem da palavra contemporaneidade). Contemporâneo + (i)dade.
Significado de Simbolização substantivo feminino Ação ou efeito de representar por meio de símbolos. Lógica Processo que tende a expressar o raciocínio através de um sistema simbólico.
Gentinha, vagabundos, desordeiros e desocupados.
Clique e veja alguns desafios da educação na contemporaneidade! ... Uma educação onde gestores, professores, pais, alunos e sociedade sintam-se parte do processo, e assim sintam-se responsáveis pelo desenvolvimento educacional da sua escola, cidade, estado e país.
Dessa forma, o papel da escola e do corpo docente é de se manter sempre dispostos a atualizar e melhorar suas práticas pedagógicas, sendo que uma forma de se alcançar isso é por meio da formação continuada dos professores.
Resposta: É garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa apenas transmitir conhecimento.
Seu trabalho resume-se em: dirigir o esforço coletivo dos professores, funcionários, alunos e comunidade, que além de complexo é decisivo. O gestor é o responsável pelas ações que devem ser desenvolvidas em todos os setores da escola, tanto de ordem administrativas e financeiras, como pedagógicas.
Mesmo frente às transformações ocorridas na sociedade e na escola é possível notar que a gestão democrática ainda é complexa em sua organização em muitos ambientes escolares, as fragilidades nas políticas públicas, os diretores mal preparados, família e equipe de trabalho desengajados com a proposta de trabalho, são ...
Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...
Onde não existe liderança, o ritmo de trabalho é frouxo e não há a mobilização para alcançar objetivos de aprendizagem e sociais satisfatórios. As decisões são orientadas basicamente pelo corporativismo e por interesses pessoais. Geralmente, são instituições cujos estudantes apresentam baixo desempenho.
A gestão escolar democrática, além de fortalecer os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino aprendizagem dos alunos, também consegue atuar em pontos de atenção dos colégios.
A gestão da escola se traduz no dia a dia como ato político, pois implica sempre numa tomada de posição dos pais, professores, funcionários, estudantes e de toda a comunidade escolar, pois a função social da escola é melhorar através das parcerias os resultados do ensino, consolidando o compromisso com a comunidade ...
O ato de participar vindo de pais, alunos, funcionários e professores proporciona à escola uma qualidade em seu trabalho educativo, uma vez que, através desta participação, a escola conseguirá atingir seus objetivos.
A Gestão Escolar traz para esse cenário conceitos e elementos que visam aumentar a eficiência dos processos de ensino-aprendizagem. No contexto do ensino público, a gestão escolar é essencial, uma vez que será responsável por manter um padrão a fim de cumprir com suas obrigações para com a sociedade.
Portanto, Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
Os 7 pilares da gestão educacional
A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.