EQST

O Que Uma Educaço Tecnicista?

O que uma educaço tecnicista? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é uma educação tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

O que é o tecnicismo?

Significado de Tecnicismo substantivo masculino Valorização exagerada de recursos técnicos ou tecnológicos. ... adjetivo Propriedade do que é técnico; tecnicidade.

Qual o papel do aluno na educação tecnicista?

Na prática, a pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. Esta pedagogia não tem como base a atuação do professor, mas sim o papel do aluno ao assimilar conhecimentos técnicos. A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional.

Como é feita a avaliação na pedagogia tradicional?

Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.

O que é uma avaliação libertadora?

Avaliação libertadora não é só um evento, digamos, um estado de coisas, é também um salto. Trata-se de uma avaliação que protesta ( contra toda e qualquer forma de exploração) e uma avaliação que desperta ( desperta para uma outra forma de organização social mais justa, menos feia).

O que é libertadora?

Aquele que livra uma pessoa de grande perigo, um povo da escravidão: Moisés foi o libertador dos hebreus.

O que é uma educação libertadora?

A educação libertadora é, sobretudo, uma educação conscientizadora, na medida em que além de conhecer a realidade, busca transformá-la, ou seja, tanto educador quanto educando aprofundam seus conhecimentos em torno do objeto para poder intervir sobre ele. PALAVRAS CHAVES: Educação. Libertação. Paulo Freire.