Debates acerca do determinismo existem desde a Grécia Antiga, podemos encontrar em fragmentos de filósofos estoicos, e mesmo anteriores, discussões acerca dos efeitos de se aceitar o determinismo, especialmente quando aplicado às ações humanas. ... O determinismo em sentido estrito implica em apenas um futuro possível.
Para Ratzel, o homem é um produto do meio em que vive, subordinado, condicionado e fatalizado pelos imperativos fatores do meio natural. ( ) Paul Vidal de La Blache, defensor do princípio de extensão e do determinismo geográfico, é considerado o Pai da Antropogeografia.
Ratzel teve como principal obra o livro Antropogeografia –fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882) onde muitos acreditam que fundou a Geografia humana.
Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia.
Geografia humana é uma ciência humana que se consagra ao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive, o espaço geográfico.
A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. ... Ser o instrumento de estudo da paisagem e de sua dinâmica é a função da ciência geográfica.
Portanto, essa seção de Geografia Humana irá abordar artigos relacionados à população, distribuição populacional, composição étnica, globalização, relações econômicas, desigualdades socioeconômicas, transportes, fontes de energia, dentre outros assuntos pertinentes.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Nesse sentido, o geógrafo pode trabalhar com a geografia de transportes, planejando sistemas de transportes e de trânsito, garantindo a mobilidade, sustentabilidade e inclusão social. Outra área de atuação para geógrafos é a de planejamento urbano, trabalhando com planos diretores e definições de estruturas urbanas.
Áreas de estudo A geografia da saúde pode fornecer entendimento espacial da saúde de uma população, a distribuição de doenças em uma área, e os efeitos ambientais na saúde e nas doenças. Trata também da acessibilidade à assistência médica e à distribuição de provedores da assistência.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Outro exemplo de como podemos encontrar a Geografia em nosso dia a dia é perceber o envelhecimento populacional. Isso porque a Geografia humana estuda a demografia e os impactos que o crescimento da população idosa pode ter na economia, na ocupação territorial ou no mercado de trabalho.
Geografia Física: Responsável pelo estudo dos relevos, rios e vegetação do planeta. Geografia Humana: A principal questão dessa área é o estudo da população, com assuntos como o crescimento demográfico, alfabetização e migração. Geografia Política: Estudo das relações políticas e conflitos entre nações.
Na prática cotidiana, os alunos constroem conhecimentos geográficos. É preciso considerar esses conhecimentos e a experiência cotidiana dos alunos, suas representações, para serem confrontados, discutidos e ampliados com o saber geográfico mais sistematizado (que é a cultura escolar) (CAVALCANTI, 2005, p. 68).