Memorizar músicas e histórias. Descrição de cenas, objetos, personagens. Jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem oral e expressão da criança. Coordenação motora Formas geométricas.
Planejamento Anual para Maternal 1 para trabalhar Linguagem Oral
Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)
As etapas da Educação Infantil abrangem desde os 2 anos de idade até os 5 anos.
Ciclos, turmas e faixa etária Na Educação Infantil, os alunos têm em média de 1 a 5 anos. ... Por isso organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 1 que compreende os Grupos 1 e 2, e o ciclo 2 que abrange as turmas de Grupos 3, 4 e 5.
A organização por ciclos tende a evitar as freqüentes rupturas e a excessiva fragmentação do percurso escolar, assegurando a continuidade do processo educativo, dentro do ciclo e na passagem de um ciclo ao outro.
§ 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. ... § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino à distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
O sistema de avaliação da aprendizagem na organização seriada é, geralmente, a progressão regular por séries, prevendo a verificação do rendimento escolar, tanto ao longo do ano letivo, como ao seu final, quando os alunos devem comprovar as aprendizagens através dos exames e provas.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é um norteador, mas o currículo escolar em si deve ser estabelecido por cada instituição.
De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
O currículo é um documento imprescindível, físico ou digital, que serve para descrever o percurso profissional de uma pessoa. Com este ficheiro, poderá responder a uma oferta de emprego que encontre, ou elaborar uma candidatura espontânea para uma empresa demonstrando as suas valências.
Devemos ter um currículo que combine esse planejamento de longo prazo, necessariamente mais estável, com as propostas de ensino e aprendizagem que devem ser definidas em função da realidade concreta da sala de aula, onde o professor considera seus alunos, o lugar onde eles vivem, a escola em que estudam, suas histórias ...
Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e ...
a estrutura do currículo que é centrado no estudante, deve ser: Dados pessoais (endereço, cidade, telefone, e-mail, idade e estado civil);
Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupo).
Um bom currículo escolar deve considerar os valores que orientam a prática pedagógica, as necessidades e condições dos estudantes e, claro, o cotidiano escolar. Diversas transformações têm acontecido nas escolas em todo o mundo.
É neutro pois não apresenta nenhuma relação com o tempo e o espaço em que está contextualizado. D. Não é neutro, pois a escolha dos conteúdos ou conhecimentos a serem ensinados é permeada por opções políticas, teóricas, políticas e ideológicas.