Um artigo científico nas normas ABNT não precisa de sumário. ... Título – Nome do autor e do Orientador (aqui se coloca o indicativo de rodapé, e neste se coloca o currículo acadêmico do autor e do orientador) – Resumo – Abstract (tradução do resumo) – Introdução – Desenvolvimento – Conclusão – Referências.
1 elementos pré-textuais (título e subtítulo, autor, resumo, palavras-chave); 2 elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão); 3 elementos pós-textuais (referências); 4 citações (exigência mínima de 2 citações); 5 referências (indicação do que foi lido para o artigo).
5 Técnicas Simples para Começar um Artigo e Prender a Atenção do Leitor
A redação do artigo científico
10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
O artigo final deverá ter um mínimo de 15 páginas e um máximo de 25 páginas, de elementos textuais. Margens: 3 superior, 3 esquerda, 2 inferior e 2 direita. Fonte: Arial ou Times, em tamanho 12. Citações com mais de 3 linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10.
Inserir um documento no Word
A introdução não deve ter mais do que 2 ou 3 páginas (seja objetivo) e deve estar balanceada, contendo seus elementos nos seguintes parágrafos (estes parágrafos não devem ser numerados nem conter subtitulos): Contexto & Problema (até 3 parágrafos sobre o contexto do trabalho)
Artigos científicos deverão conter, no mínimo, 05 laudas ou próximo de 2.
Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12pt para os títulos e texto, 10pt para citações diretas longas e notas de rodapé. Artigos dispensam folha de rosto ou capa.
Elementos pré-textuais do artigo científico
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.