Existem diferentes tipos de traço de concreto e para cada obra há um tipo específico: Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
Essa relação é muito importante, pois a quantidade de água tem grande influencia na resistência do concreto. Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7. ... Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras.
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
O ideal é 6 latas de areia média e 01 de cimento. Ou 12 latas + 01 saco de cimento. É necessário aditivo.
Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.