Uma tabela associativa (ou junção) mapeia duas ou mais tabelas referenciando as chaves primárias de cada tabela de dados. Em efeito, ela contem um número de chaves estrangeiras, cada uma e um relacionamento muitos-para-um da tabela de junção para das tabelas de dados individuais.
Entidades associativas: esse tipo de entidade surge quando há a necessidade de associar uma entidade a um relacionamento existente.
Na terminologia do modelo relacional, uma linha é chamada de tupla, um cabeçalho de coluna é chamado de atributo, e a tabela é chamada de relação. O tipo de dados que descreve os tipos de valores que podem aparecer em cada coluna é chamado de domínio.
Usos de diagramas entidade relacionamento Design de banco de dados: diagramas ER são usados para modelar e criar bancos de dados relacionais, em termos de regras lógicas e de negócio (em um modelo lógico de dados) e em termos da tecnologia específica a ser implementada (em um modelo físico de dados.)
Um modelo de banco de dados mostra a estrutura lógica de um banco de dados, incluindo as relações e restrições que determinam como os dados podem ser armazenados e acessados.