Os sistemas de classificação de aços especiais para construção mecânica SAE/AISI (normas americanas) e ABNT (normas brasileiras), utilizam em geral quatro algarismos na forma ABXX onde A e B são números que identificam os principais elementos de liga presentes no aço e seus teores, dados em porcentagem em peso./span>
O Aço carbono Cromo-Molibdênio (SAE-4140) é uma liga com amplo uso na indústria e no cotidiano. Sua aplicação se dá nem engrenagens, eixos, parafusos, estojos, porcas e até como aço ferramenta.
O cromo e o níquel são os elementos de liga principais presentes na composição dos aços inoxidáveis: a presença do cromo aumenta, grandemente, a resistência à corrosão; o níquel, por sua vez, promove a formação e estabilização da austenita, promovendo um aumento considerável na resistência mecânica.
Liga de aço de níquel A liga de aço-níquel é a mais importante entre todas as ligas de aço devido ao seu uso em vários lugares em todo o mundo. É formado quando alguma porcentagem de níquel é adicionada ao aço. Tem um conteúdo de carbono também. Contém 0,35% de carbono e 3,5% de níquel na sua composição.
Os aços-liga são freqüentemente classificados de acordo com o principal ou principais elementos de liga presentes. ... Assim, por exemplo, nas designações AISI-SAE, a classe 1023 significa aço-carbono com 0,23% de carbono em média e na designação UNS, a classe G10230, significa o mesmo teor de carbono.