O RDW é um índice que avalia a diferença de tamanho entre as hemácias. Quando este está elevado significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemácias com problemas na sua morfologia.
O RDW, um índice de anisocitose eritrocitária, representa a heterogeneidade de distribuição do tamanho das hemácias, diferenciando aquelas anemias com uma população homogênea de eritrócitos, entre elas a talassemia menor e anemia de doença crônica, daquelas que apresentam uma população heterogênea (anemia ferropriva).
HCM alta: Quando os valores estão acima de 33 picogramas no adulto, isso indica anemia hipercrômica, alterações da tireóide ou alcoolismo.
Assim, na falta de ferro, há diminuição na quantidade de hemoglobina, levando ao surgimento de alguns sinais e sintomas, como fraqueza, cansaço frequente, sensação de desmaio, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e falta de apetite, por exemplo.
Macrocitose é um termo que pode aparecer no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho maior que o normal, podendo ser também indicado no exame a visualização de hemácias macrocíticas.
A anisocitose discreta, quando o conteúdo da alteração no tamanho dos glóbulos está dentro de 25% da sua concentração (este caso é representado por “+”).
Fiz um exame de sangue deu discreta anisocitose e discreta microcitose o que seria? Provavelmente você tem uma pequena deficiência de ferro. Em adultos hoje em dia a principal causa disto é perda de sangue pelo tubo digestivo. Esta perda é mínima e não percebida e com o passar do tempo acaba se transformando em anemia.
Macrocitose é um termo que pode aparecer no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho maior que o normal, podendo ser também indicado no exame a visualização de hemácias macrocíticas.
As anemias macrocíticas são caracterizadas por um VCM superior a 95fL, as causas podem ser por deficiências de vitamina B12 e ácido fólico, abuso de álcool, hepatopatias e mielodisplasias.
A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.