R: As palavras “diante de Mim” ou “diante da minha face”, no primeiro mandamento, nos ensinam que Deus, que tudo vê, nota especialmente e se ofende muito com o pecado de se ter qualquer outro deus, de maneira que elas sirvam de argumento para nos desviar desse pecado e do ato de ofendê-Lo com uma provocação muitíssimo ...
O primeiro mandamento, de acordo com o ensinamento da Igreja, "significa que [os seguidores] devem orar e adorar somente a Deus porque Deus é único." O Catecismo explica que este mandamento proíbe idolatria, fornecendo exemplos de práticas proibidas como a adoração de qualquer criatura e de "'demônios ...
O Terceiro Mandamento está em Êxodo 20:7 – “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão.”
A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Não Cobiçarás a Mulher do teu Próximo
Os judeus consideram que esse mandamento é dirigido contra o pecado da cobiça, desde que motivado por ou oriundo da inveja. O homem recebe o dom da inteligência humana para poder discernir o bem do mal, mesmo em seus próprios pensamentos.
Que nos Proíbe dar Falso Testemunho, Nos Incentiva a Buscar a Verdade.
substantivo feminino Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.; ambição: a cobiça pode acabar com algumas amizades.
adjetivo Desejado; que é alvo de cobiça, desejo exagerado: ele tinha cobiçado o meu emprego. Almejado; que se deseja ou almeja algo intensa e exageradamente: emprego muito cobiçado. Etimologia (origem da palavra cobiçado). Part. de cobiçar.
Inveja ou invídia, é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem. ... Esse sentimento é comum na espécie humana e pode ser encontrado em outros animais além deste, demonstrando ter um marco biológico por trás de sua evolução através das espécies.
Quando tem o caráter de admiração, é vista como estímulo para o desenvolvimento material e espiritual. Ficou consagrada a expressão “inveja santa” ou “inveja boa”, incentivo para alcançar os objetivos de crescimento.