O manuseio incorreto pode danificar o cabo de ignição e comprometer seu bom funcionamento. Ferramentas: tenha sempre ferramentas adequadas para efetuar a manutenção e troca da peça! Uma má instalação/inspeção pode danificar o cabo de velas e resultar em queda de rendimento e falhas no motor.
caro amigo a posiçao correta dos cabos de vela é 1-4 / 2-3, mas qual o problema do veículo.
O cabo numero 1 é o maior que tem, depois vem o cabo número 3 depois vem o cabo número 4 e por ultimo o cabo número 2 que é o menor. Será que o carro está tremendo assim por conta da combinação errada?
1, retire a tampa do distr., tape o furo da vela com o dedo e peça para alguém tocar arranque, enquanto o motor estiver girando voçê sentirá a compressão no dedo, olhe ao mesmo tempo para o distribuidor e veja a posição do rotor no momento em que voçê sente que a pressão escapa pelo dedo. Aí é o ponto do cil.
1-) Retire o plug que fica no bloco do motor. É fácil identificar o cabo da vela. Ele fica ligado direto no bloco no motor e vai até o distribuidor. 2-) Para retirar o cabo, você deve pegar o mais próximo possível do plug, para que ele não seja danificado.
Para ajustar o seu sincronismo, tudo que você precisa fazer é ligar o corpo do distribuidor, num sentido ou no outro, dependendo se deseja ou não que avance ou retarde o sincronismo. Se o rotor gira no sentido horário, você vai avançar o sincronismo girando o distribuidor para a esquerda, e vice-versa.
Re: colocar o motor no ponto O ponto do motor que vc diz é ponto de ignição , ele se dá em função do tempo em que a faisca da vela é gerada em relação a posição do pistão, o ponto é medido em graus.
Pra adiantar o ponto vc tem que virar a mesa no sentido contrário ao que o motor gira.
- Posicione a garra indutiva no cabo próximo à vela do primeiro cilindro com a posição da seta da garra para vela; - Direcione a luz do ponto para marcações indicativas do pms gravadas no motor ou volante do motor; - Depois, regule o ângulo conforme o manual do fabricante do carro.
Isto se consegue da seguinte forma: girando o comando em seu sentido normal de rotação a válvula de escapamento vai abrir, continuando a girar ela vai começar a fechar e quando estiver quase fechando, a de admissão vai começar a abrir: é aí o ponto do comando, também chamado de cruzamento de válvulas.
Mantenha o carro em 2000 RPM e vá girando, de unha em unha, vai sentir que atrasando (horárrio) ou adiantando(anti-horário) o motor alisa ou chacoalha, perde rotação, é tato, tenha referencia de onde achou melhor, tipo marque com errorex ou melhor ainda decore um ponto de refrencia,tente sem medo , saia com o carro, ...
SE: -O motor estiver muito pesado pra virar, o ponto de ignição está muito adiantado. Gire o corpo no distribuidor no sentido anti-horário e tente novamente. -O motor estiver virando normalmente, mas o carro apresenta dificuldade pra virar, gire o corpo do distribuidor no sentido horário e tente novamente.
O ponto exato é quando as "perninhas" estão alinhadas. Como todo motor tem que ser um pouco adiantado, então gire o distribuidor no sentido anti-horário até que uma perninha fique ao lado da outra. Isso é uma regulagem a grosso modo, pois o correto é ir a um meca e passar a pistola de ponto.
para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto.
Se você tem a marcação na polia e sabe em quantos graus ocorre o disparo, é só ir girando o distribuidor até chegar no ponto desejado. Só lembre de marcar a posição anterior do distribuidor para não bater o pavor depois e deixar tudo desrregulado.
Regulando o ponto de ignição do fusca (RECOMENDO 15º por causa do excesso de álcool na gasolina), com platinado ou ignição eletrônica usando uma pistola de luz estroboscópica ou manualmente.
O ajuste do ponto de ignição é o procedimento onde você adequa o momento da faísca com uma determinada posição do virabrequim e do comando de válvulas.
Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado. No passado se usava um conjunto de palhetas próprias para regulagens de abertura em peças mecânicas, como o conjunto da foto abaixo.
Para trocar o platinado, basta soltar o parafuso usando uma chave de fenda e desconectar o fio.
Primeiro lugar é olhar o platinado e testar o capacitor (condensador) dele. Melhor o multimetro de ponteiros. Existe no YouTube o teste de capacitor, o teste é igual para qualquer capacitor (eletrolítico). Também olhar os contatos do platinado e se existe sujeira entre eles.
Platinado: É apenas uma chave elétrica comandada pelo eixo de cames. Ele tem um par de contatos, uma mola, e um came plástico, que é acionado pelo eixo, fazendo com que os contatos se abram ou fechem em sincronia com o motor.
Kit ignição platinado funcionando 150.