Dentre os processos de polpação química, o processo kraft é o mais extensivamente utilizado para produção de polpas celulósicas a partir da madeira de eucalipto.
Na produção da pasta de papel pelo processo Kraft o cozimento da madeira (em aparas) é efectuado num reactor (chamado digestor) a temperaturas vizinhas dos 180 ºC. O cozimento é feito na presença de hidróxido de sódio e sulfureto de sódio em solução aquosa (licor branco).
Álcali Ativo: é a soma das concentrações de NaOH e Na2S existentes no licor, expressa em g/l. ... Considera-se somente metade da concentração de Na2S, pois se sabe que parte do sulfeto contido na solução está sob a forma complexada. Álcali Total: é a soma das concentrações de NaOH, Na2S e Na2CO3 contidos no licor.
Nos vários estágios do processo de branqueamento da celulose, podem ser utilizados reagentes químicos co- mo cloro (Cl2), dióxido de cloro (ClO2), hipoclorito de sódio (NaClO), oxigênio (O2) e ozônio (O3), dentre outros.
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
De uma maneira geral o processo de produção de madeira serrada envolve as etapas de plantio florestal, colheita e processamento mecânico. Este último, por sua vez inclui os processos de desdobro, tratamento prévio e secagem.
O ciclo de vida do papel, no Brasil, inicia-se com plantio do eucalipto, que leva de seis a sete anos para atingir a idade de corte. Em menor proporção é também utilizado o pinus. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias aproximadamente duas toneladas de eucalipto, que equivale a 20 árvores.
O material mais usado é a polpa de madeira de árvores, principalmente pinheiros (pelo preço e resistência devido ao maior comprimento da fibra) e eucaliptos (pelo crescimento acelerado da árvore).
A cadeia produtiva do setor abrange as etapas de produção de madeira, energia, celulose e papel, reciclagem de papel, produção gráfica e editorial e também atividades de comércio, distribuição e transporte.
Ela é composta, basicamente, pela produção e extração da madeira, fabricação da celulose e fabricação do papel. Entre tantas aplicações da celulose, a produção do papel ainda é maior e mais conhecida. Atualmente 100% da produção de papel e celulose no Brasil emprega matéria-prima de áreas de reflorestamento.
Esse processo está dividido em três etapas: colheita, corte e descascamento e o material não aproveitado como casca, galhos e folhas são deixados na terra para servir de matéria orgânica.
As sedas de celulose, entretanto, não são compostas apenas por esse material: elas levam de 10 a 17% de glicerina que, quando aquecida, libera a acroleína, uma substância que pode fazer mal ao organismo se inalada. Além disso, as sedas de celulose são consideravelmente mais caras do que o papel para fumar comum.
Se realiza em etapas:
Ela é descascada por uma máquina e picada logo em seguida. Levada para um processo de fervura, são adicionados agentes químicos que promoverão a polpa da árvore. Essa espécie de polpa extraída será passada por inúmeros processos de lavagem.
A madeira dá origem à matéria-prima da indústria do papel: a chamada polpa de celulose, que é o principal ingrediente do papel. A celulose é extraída da polpa da madeira, praticamente qualquer árvore pode ser utilizada para produzir celulose.
A celulose constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.
De acordo com cifras do ano 2002, aproximadamente 20% da produção mundial de celulose é branqueada quimicamente com o tradicional cloro gás e aproximadamente 75% é branqueada com dióxido de cloro no processo ECF, enquanto apenas pouco mais de 5% é branqueado pelo processo TCF.
A produção da celulose de eucalipto convencional é feita através de um processo que utiliza o cloro, dióxido de cloro e soda cáustica, ao passo que o processo de branqueamento “Elemental Chlorine Free”, ou ECF, não utiliza o cloro elementar.
O que é celulose? Os alimentos ricos nessa fibra insolúvel boa para o intestino